A seleção portuguesa de voleibol perdeu hoje com a Finlândia, por 3-2, na qualificação para o Europeu de 2015, em jogo do Grupo B da 2.ª fase, disputado em Vila do Conde, seguindo para a próxima ronda no segundo posto.
Portugal venceu dois dos cinco parciais da partida, por 25-20 no primeiro "set" e 25-23 no segundo, mas a Finlândia, favorita deste grupo, conseguiu empatar logo no segundo "set" (23-25) e obrigar a partida a ir à "negra" (11-15) depois de um quarto "set" muito forte, impondo-se por 15-25.
A equipa lusa vinha de duas vitórias por 3-0 – na sexta-feira sobre a Áustria e no sábado sobre a Moldávia - e mostravam confiança apesar de estar perante uma seleção muito forte que também somava duas vitórias mas por números menos expressivos, por 3-2 frente à Moldávia e 3-1 com a Áustria.
No primeiro "set", Portugal foi muito forte no serviço perante uma Finlândia frágil na receção, ainda que evidencia-se já muita experiência junto à rede. Os lusos venceram os dois tempos técnicos: 8-6 e 16-12.
Mas, no segundo parcial, depois de estar a ganhar por uma vantagem de seis pontos (16-10), Portugal permitiu que a Finlândia crescesse e vencesse por 23-25, muito por culpa da má distribuição dos portugueses que parecia, às tantas, ter perdido o norte. Este foi o primeiro "set" perdido pelos lusos em toda a ronda.
O terceiro "set" começou muito equilibrado e com tempos técnicos com poucas diferenças (7-8 e 16-15), dando esperança a Portugal de poder voltar à liderança, o que veio a acontecer (25-23).
Uma diferença de dez pontos no quarto "set" (15-25), depois de tempos técnicos também dilatados - 4-8 e 10-16 - a pender para os finlandeses que liam muito bem o jogo português e apostaram num ataque muito forte, colocava visível a superioridade da Finlândia.
Na "negra", Portugal chegou a registar quatro pontos seguidos, entre os 7-12 e os 11-13, mas foi mesmo vencido no parcial final (11-15).
Alexandre Ferreira repetiu os vinte pontos registados no jogo anterior e foi o melhor marcador português, enquanto Olli Kunnari, com 18, destacou-se na equipa finlandesa.
Depois de terminar esta primeira fase no segundo lugar, Portugal tem ainda de jogar na Finlândia, no próximo fim-de-semana, naquela que é a 2.ª ronda deste apuramento, para decidir se passa diretamente como melhor do Grupo B ou se ainda disputa uma "vaga extra" com o melhor segundo classificado.