A seleção portuguesa de voleibol venceu esta sexta-feira a Áustria, por 3-0, na primeira jornada do 2.º torneio de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, a decorrer até domingo em Vantaa, na Finlândia.
Portugal venceu pelos parciais de 25-21, 25-21 e 25-15, em cerca de uma hora e 21 minutos, repetindo o resultado verificado no primeiro torneio, realizado há uma semana em Vila do Conde.
A seleção lusa assumiu à condição a liderança isolada do grupo B, com 10 pontos, mas com mais um jogo do que a anfitriã Finlândia (2.ª), que ainda hoje defronta a Moldávia (3.ª). A Áustria ocupa o último lugar sem qualquer ponto conquistado.
O “capitão” João José, com 14 pontos, 11 dos quais em ações de ataque, foi o jogador em destaque na seleção lusa, que teve ainda em plano de evidência o “libero” Ivo Casas, na receção, e José Vieira no serviço, com dois ases.
Portugal defronta sábado a Moldávia, pelas 15 horas, e encerra a fase de qualificação do grupo B no domingo frente à Finlândia, pelas 14:00. A seleção lusa sofreu apenas uma derrota na qualificação, precisamente frente à seleção finlandesa, por 3-2.
O vencedor do grupo qualifica-se para a fase final do Europeu2015, a decorrer na Bulgária e em Itália, e o segundo classificado disputará um “play-off” com o segundo posicionado do grupo A, que integra a Polónia, Eslovénia, Letónia e Macedónia.