Cabo Verde estará representado nos IX Jogos Desportivos da CPLP, que se realizam de 23 de Julho a 02 de Agosto, em Luanda, nas modalidades de andebol, atletismo, futebol, ténis de campo, voleibol de praia e atletismo adaptado.

De acordo com o novo diretor-geral dos Desportos, Gerson Melo, o lema da participação de Cabo Verde nos próximos jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será “Formar hoje os futuros tubarões”, enquanto futuros grandes atletas do arquipélago.

Gerson Melo ressalvou que a comitiva crioula vai competir nas modalidades de andebol (feminino), atletismo (masculino e feminino), futebol de 11, ténis de campo, voleibol de praia e atletismo adaptado (masculino e feminino), com o objetivo de promover o desporto cabo-verdiano, preparar uma nova geração dos atletas e propagandear o país, assim como a CPLP.

A caravana cabo-verdiana será constituída por 76 integrantes, dos quais 51 atletas, 13 técnicos, uma equipa médica composta por três especialistas, oito dirigentes e um jornalista.

Gerson Melo considera que os próximos jogos da CPLP representam o início de um ciclo de preparação para o futuro do desporto cabo-verdiano e uma “oportunidade imprescindível” para a construção de grandes cidadãos.

A organização da IX edição dos Jogos da CPLP tem uma estimativa para a capital angolana acolher um total de 800 atletas entre as modalidades de futebol, atletismo, andebol, basquetebol, ténis de mesa e de campo, natação, voleibol de praia, judo e atletismo para atletas adaptados

O Pavilhão Multiusos de Luanda, o Estádio 11 de Novembro, o Campo dos Coqueiros, o complexo da Cidadela Desportiva de Luanda e o Clube de Ténis da mesma cidade são os espaços escolhidos para receber o evento.

Esta é a segunda vez que Angola acolhe os Jogos Desportivos da CPLP, depois da estreia em 2005.