A seleção portuguesa de voleibol venceu hoje a Coreia do Sul por 3-0, no primeiro encontro da sexta jornada do Grupo E da Liga Mundial, disputado na Póvoa de Varzim.

Na reta final da Fase Intercontinental - e num jogo em que era decisivo conseguir um bom resultado para "pressionar" a líder do grupo, a Holanda, que antes já tinha vencido a República Checa (3-1) -, Portugal conseguiu o pleno com os parciais 25-21, 25-22 e 25-19.

Naquela que é a sua 11.ª participação nesta prova, Portugal hoje evidenciou-se pela força no bloco e na receção, perante uma Coreia do Sul que sobretudo errou no serviço.

No primeiro "set", os lusos alcançaram tempos técnicos confortáveis (8-5 e 16-11), terminando com uma vantagem de quatro pontos (25-21), para a qual muito contribuiu a convicção de João José a fechar jogadas e os desperdícios da Coreia, que mandou várias bolas à rede.

O segundo "set" foi mais equilibrado, com os coreanos a começarem a mostrar que as suas principais armas eram o ataque junto à rede. A vantagem de apenas dois pontos em ambos os tempos técnicos (8-6 e 16-14) era demonstradora do crescimento da seleção asiática, mas Portugal acabou por vencer por 25-22, encaminhando-se para uma vitória plena na partida.

O último parcial foi em tudo favorável aos lusos, que confirmaram a sua superioridade com um resultado de 25-19, ou seja, mais seis pontos, depois de tempos técnicos também dilatados: 8-5 e 16-11.

Do lado da seleção portuguesa destacou-se Alexandre Ferreira como melhor pontuador com 18 pontos, enquanto na Coreia o melhor foi Jeon Kwang-In, mas com metade (nove pontos).

No domingo, os comandados de Hugo Silva voltam a defrontar os coreanos, pelas 17:00, também na Póvoa de Varzim, naquela que será a última oportunidade de Portugal pontuar e tentar classificar-se para a "Final Four", a realizar nos dias 11 a 13 de julho em Sydney, na Austrália.

Jogo no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Portugal - Coreia do Sul, 3-0.

Parciais: 25-21 (26 minutos), 25-22 (27) e 25-19 (26).

Sob a arbitragem do peruano Walter Vera e do sérvio Ivan Lazarevic, as equipas alinharam:

- Portugal: Marcel Gil, Marco Ferreira, Alexandre Ferreira, João Oliveira, João José e Miguel Rodrigues - "seis" inicial. Jogaram ainda, Ivo Casas (líbero) e Tiago Violas.

Selecionador: Hugo Silva.

- Coreia do Sul: Song Myung-Geun, Han Sun-Soo, Choi Min-Ho, Jeon Kwang-In, Park Chul-Woo e Shin Yung-Suk - "seis" inicial. Jogaram ainda, Jeong Minsu, Bu Yong-Chan (líberos), Lee Min-Gyu, Park Sang-Ha, Kwak Seung-Suk e Seo Jae-Duck.

Selecionador: Kiwon Park.

Assistência: 1.030 espetadores.