A cidade do Mindelo acolhe de 23 a 28 do corrente o Torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, qualificável para a 1ª fase do Mundial de sub-23 de voleibol, nas categorias masculinas e femininas.

Segundo o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Voleibol, António Rodrigues, a organização espera pela confirmação da Federação de Voleibol da Gâmbia, já que de momento estão asseguradas a participação das seleções nacionais do Senegal e de Cabo Verde.

Rodrigues avançou à Inforpress que neste torneio qualificam-se duas seleções para a segunda fase, pelo que em caso na desistência da Gâmbia as seleções de Cabo Verde e do Senegal apuram-se automaticamente para a segunda fase desta prova a nível de sub-23.

Quanto aos restantes países da Zona II – Mali, Mauritânia, Guiné Bissau, Guiné Conacri e Serra Leoa – estão fora deste torneio, alegadamente por razões de ordem financeira e organizacional interna.

O torneio marca a estreia do novo selecionador, o italiano residente em Cabo Verde, Orazio Minecci, técnico que desde finais de junho assumiu o comando técnico das seleções masculinas e femininas, em substituição do seu antecessor, Luca Privitera.