O campeonato português de voleibol tem sorteio marcado para esta sexta-feira, mas ainda não existem certezas em relação ao modelo que vai ser utilizado. O projeto apresentado pela FPV tem sido alvo de muitas críticas por parte de dirigentes de equipas. As mudanças implementadas em relação ao modelo do ano anterior (que também sofreu duras criticas) não atraem consenso por parte dos interessados.

O novo modelo apresentado pela federação mantêm 12 equipas na I Divisão, mas a 2ºfase do torneio sofre alterações. No ano passado, o processo passava por dividir as equipas em grupos de seis. Quem estivesse nas primeiras posições garantia o apuramento para a Série do Primeiros, enquanto os últimos classificados eram colocados na Série dos Últimos.

A proposta para 2014/15 comtempla apenas quatro equipas na fase avançada do torneio. O top 4 subiria à chamada Divisão de Elite onde vão disputar o título em formato “playoff” entre os quatro. O jogo final, que decide o campeão nacional, passa a ser disputado à melhor de cinco jogos, em vez dos três que eram praticados no ano passado.

Para José Carlos Leitão, um dos responsáveis pelo clube de voleibol do Sporting de Espinho, a melhor hipótese passa por regressar ao modelo de há uns atrás, com oito equipas na fase final.

“A alterar-se, será melhor regressar ao que vigorava há algumas temporadas: 12 equipas, as oito primeiras seguiam para os Play-offs do título. 1º Classificado contra o 8º, e assim sucessivamente”, afirmou ao Jornal A Bola.