A Associação Académica do Mindelo conquistou hoje o título de campeão de Cabo Verde em voleibol sénior feminino ao derrotar o Paulense, anterior detentor do título, por 3-1, em jogo disputado no polidesportivo Oeiras, no Mindelo.

A final levou ao polidesportivo centenas de pessoas, maioritariamente a puxar pela equipa que jogava em casa, a Académica, o que, do ponto de vista motivacional, fez o diferencial na vitória final.

Mas, curiosamente, foi a equipa do Paul, Santo Antão, a que entrou na frente no marcador ao terminar o primeiro set com a vantagem de 33-31, com uma ponta final frenética.

Nos restantes três partidas do jogo, com o público sempre a apoiar, a Académica revelou concentração superior ao adversário, que perdia muitas bolas, as quais constituíam, na maior parte das vezes, autênticas ofertas de pontos.

A Académica venceu o segundo set por 25-18, o terceiro por 25-22 e o quarto e último do jogo por 25-18.

No final do jogo, o treinador da Académica, Valdir, elogiou o comportamento da sua equipa e ligou o triunfo no campeonato de Cabo Verde ao trabalho “sério e duro” das meninas da Micá, “sobretudo nos últimos dois meses”.

O treinador do Paulense, Célio Duarte, reconheceu, por seu lado, que o adversário foi superior, mas mesmo assim parabenizou a sua equipa pelo esforço e dedicação ao longo do jogo.

Com a conquista de hoje, a Académica do Mindelo passa a ostentar 11 campeonatos de Cabo Verde, dez dos quais consecutivos.