Porto Rico foi hoje a sensação do dia nos Mundiais de voleibol ao vencer a Itália, vice-campeã Europeia, por 3-1, contabilizando o seu primeiro êxito na Polónia, no grupo D.

Praticamente afastada da competição antes deste jogo, a seleção porto-riquenha, 21.ª do “ranking” mundial, bateu a terceira formação do planeta, com Maurice Torres (27 pontos) e Jackson Rivera (20) a serem os maiores protagonistas do triunfo por 19-25, 25-19, 25-23 e 25-22 que deixou os transalpinos em situação complicada.

Quartos classificados do grupo – o ultimo posto que permite passar – a Itália tem apenas um ponto de avanço sobre a Bélgica e no domingo joga o apuramento com os Estados Unidos (3.º), vencedores da Liga Mundial, que, após perderem por 3-1 com a França, ainda não garantiram um lugar na fase seguinte. França (10 ponto) e Irão (8) comandam o grupo.

O triunfo de Porto Rico “inspirou” outras equipas de menor expressão, pois a Coreia do Sul quase surpreendia o Brasil, tricampeão Mundial, já qualificado, que acabou por vencer por 3-2, com 15-13 na “negra”, e se mantêm invicto no Grupo B, liderando com 11 pontos.

A Alemanha, segunda classificada, com nove pontos, bateu a Finlândia (4.ª), por 3-1, e está na rota da segunda ronda, num grupo em que a Tunísia (6.º) também esteve perto de criar sensação, mas Cuba, vice-campeã Mundial, reagiu e venceu por 3-2, segurando a terceira posição.

No Grupo A, os Camarões foram a primeira equipa a meter um “set” à Polónia, mas perderam por 3-1 perante a seleção anfitriã, líder do grupo e já qualificada.

A Rússia, campeã olímpica, também já está na fase seguinte e hoje manteve o pleno de vitórias no Grupo C, somando o quarto triunfos agora por 3-0 sobre a China.

Apesar da derrota, a China qualificou-se, a seguir à Rússia, Canadá e Bulgária: na próxima fase serão acompanhados pela França, Irão, Alemanha, Sérvia e Argentina, todos eles a conquistar hoje o terceiro triunfo na competição.