As autoridades iranianas vão permitir, a partir de hoje, que mulheres jornalistas possam fazer a cobertura de jogos de voleibol masculinos naquele país, até agora apenas autorizados homens.

O ministério iraniano da Juventude e do Desporto vai dar autorização a repórteres do sexo feminino e a fotógrafas para entrar nestes eventos desportivos, informou a agência de notícias estatal iraniana IRNA.

"O voleibol iraniano está sob pressão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) por não permitir que as mulheres entrem nos estádios. Foi por esta razão que a FIVB não permitiu ao Irão realizar o campeonato mundial juvenil [sub-19]", informou, por outro lado, a agência Fars.

A FIVB anunciou no domingo que vai bloquear a realização de eventos internacionais no Irão enquanto as autoridades continuarem a proibir as mulheres de assistir a jogos naquele país.

O anúncio da FIVB surge uma semana depois de a britânico-iraniana Goncheh Ghavami ter sido condenada a cinco meses de prisão por um tribunal de Teerão. Goncheh Ghavami tinha sido detida em junho quando tentava assistir a uma partida de voleibol e posteriormente acusada de "divulgar propaganda", uma acusação comum a muitas detenções do género no Irão.

A Argentina vai assumir a organização do Mundial sub-19 de 2015, em substituição do Irão.

A seleção principal masculina do Irão é uma das melhores do mundo, tendo terminado em sexto no Mundial deste ano, na Polónia, e em quarto na World League.