A Federação Angolana de Voleibol (FAVB) realiza no sábado e domingo, a partir das 09h30 locais, na Ilha de Luanda, a 27.ª edição do campeonato nacional sénior em ambos os sexos, evento que encerra a época desportiva 2014.

A prova contará com 32 duplas, sendo 16 masculinas e igual número para a classe feminina, que competirão a uma volta no sistema de eliminatórias, onde a melhor de três “sets” vencerá o desafio.

O certame visa também escolher os melhores atletas para a Selecção Nacional, visando o sub-zonal de apuramento ao Campeonato Africano da modalidade, a ter lugar de 4 a 8 de janeiro do próximo ano na República da Namíbia.

As duplas masculinas e femininas do 1.º de Agosto, Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga, Escorpiões da Boa Fé e Bangú ja confirmaram a presença na prova, onde os atletas poderão formar duplas com os integrantes de outros clubes.

Para a competição, a organização garantiu alojamento, alimentação e transporte para as duplas de outras províncias, que deverão escalar Luanda esta sexta-feira para participarem na reunião técnica e conhecer o regulamento de prova, a ter lugar às 17hoo, nas instalações da FAVB.

Quanto aos prémios, a organização garantiu 530 mil kwanzas para os cinco primeiros classificados masculino e feminino, sendo que o primeiro receberá 100 mil kwanzas, o segundo 70 mil, o terceiro 50 mil, o quarto 30 mil e o quinto classificado levará 15 mil kwanzas.

O Secretário-geral da Federação Angolana modalidade, José Monteiro disse que as condições estão preparadas, entretanto, espera que sejam identificados os melhores jogadores poos a corrida aos jogos olimpicos do Brasil, Rio 2016 começará no próximo ano.

Para chegar à maior festa desportiva do planeta, a Selecção Nacional tem a missão de vencer duas competições africanas acima citadas assim como a prova continental denominada CAP, onde cada continente tem uma vaga para os jogos olímpicos.

Pelo que tudo indica o combinado angolano que desde 1990 não participa numa competição africana terá uma tarefa dificil de cumprir pois possui pouco tempo de preparação para contrariar o favoritismo dos adversários.

Por outro lado, o campeonato nacional da modalidade nos escalões de juvenis e juniores em ambos os sexos, a ter lugar também em Luanda, acontece nos dias 15 e 16 de Janeiro do próximo ano.