Os responsáveis do Atlético Vólei ultimam os preparativos para a participação do clube, pela primeira vez na história do voleibol cabo-verdiano, no campeonato de África de clubes, que principia no dia 07 de março, na Tunísia.

Atual tetracampeão de São Vicente e tricampeão de Cabo Verde em voleibol sénior masculino, o Atlético trabalha no projeto há cerca de três anos e Américo Lopes, gestor do clube, acredita que é desta vez que Cabo Verde se vai estrear na maior competição de voleibol do continente africano, a nível de clubes.

“Até este momento temos garantido o apoio da Direcção-geral dos Desportos (DGD), no âmbito do contrato programa rubricado com a Federação Cabo-verdiana de Voleibol, e a parceria concreta de algumas empresas”, assinalou a mesma fonte, que informou que o clube, inclusive, já está inscrito na prova.

“Recebemos, esta segunda-feira, o e-mail a confirmar a inscrição e até o dia 28 deveremos entregar a lista definitiva, pois a competição vai de 07 a 16 de março”, acrescentou.

O problema, assinalou a mesma fonte, são os custos com as passagens de avião para os 14 elementos do clube que devem deslocar-se à Tunísia.

“Consideramos o projeto extremamente importante para crescimento e desenvolvimento do voleibol e para ajudar Cabo Verde na internacionalização do voleibol, pelo que apelamos ao engajamento de entidades nacionais e principalmente de empresas públicas e privadas”, concluiu Américo Lopes.

Por seu lado, o treinador Heriberto Gomes explicou que os seus pupilos iniciaram a preparação há mais de um mês e que a participação no campeonato de África de clubes irá proporcionar aos atletas a possibilidade de desenvolver aptidões, novos horizontes e interagir com outros atletas.

“Isso vai ajudar a equipa a crescer com base na experiência que irá beber na competição, para além de criar o espírito de internacionalização da modalidade, que o futebol e o basquetebol já alcançaram, por exemplo”, concluiu.