A direção do Atlético Voley Clube reagiu negativamente à exclusão dos seus atletas Hery e Butcha da convocatória da seleção de Cabo Verde que deve disputar a eliminatória que dá acesso direto aos Jogos Africanos/2015.

A seleção masculina de voleibol concentra-se no dia 19 na capital cabo-verdiana para o torneio da Zona II que se disputa de 28 de abril a 04 de maio no pavilhão Vává Duarte, na Cidade da Praia, qualificável para os Jogos Africanos Gabão 2015.

Na nota distribuída à comunicação social, a direcção do Atlético lamenta que os seus atletas, ambos disponíveis, tenham sido excluídos de uma etapa “única e crucial”, que visa apurar a seleção nacional para os jogos Africanos 2015, em que “a liderança dentro do campo, a experiência e a capacidade técnico-tática” irão “pesar” para se chegar ao primeiro lugar do grupo.

“Se se pretende uma renovação da seleção, pois nada é para sempre e tem de haver renovação, dado aos anos de serviço na seleção e ao contributo que estes atletas deram para que o nível fosse o que é hoje, entendemos que a atitude tomada não foi digna”, lê-se ainda na nota do clube, actual tetracampeão de São Vicente e tricampeão de Cabo Verde em voleibol sénior masculino.

Por fim, a direção endereça os votos de “boa sorte” aos atletas convocados e à equipa técnica de ambas as seleções (masculina e feminina) a quem deseja sucesso nos trabalhos.

O selecionador de voleibol, o italiano Ozacio Minecci, convocou cinco atletas do Atlético de São Vicente para integrar o lote dos 15 selecionados a representar Cabo Verde no torneio da Zona II de qualificação para os Jogos Africanos Gabão’2015.

O Atlético vai estar representado pelos atletas Klédir Évora, Danilo Évora, Luís Silva (centrais), Jeaniny Santos (líbero) e Miguel Alves (oposto), enquanto do Inter Clube da Praia foram convocados Paulo Fernandes (passador) e Isaías Sanches, Steven Cruz e Walter Lima (Z4).

Do Graciosa do Tarrafal de Santiago, Orazio Menecci convocou Hélder Spencer (oposto), Delson Gomes (passador) e Eder Silva (Z4), enquanto de Portugal foram selecionados os atletas Mário Pascoal e Hélio Sanches, ambos centrais na equipa do Castelo da Maia-PT Nivaldo Gomes, oposto do CD de Fiães.