A seleção de voleibol feminino de Cabo Verde procura hoje a segunda vitória em Dacar, Senegal, desta feita ante a congénere da Gâmbia, no torneio da Zona II que se realiza até 10 deste mês, qualificável para Congo’2015.

As “Tubarões Voadoras”, nome adotada pela seleção feminina de voleibol, iniciaram esta quarta-feira a sua participação nesta prova com uma vitória por três “sets” a um, diante da equipa nacional do Mali, pelos parciais de 25/13, 25/19, 18/25 e 25/17.

Já o combinado nacional da Gâmbia estrou-se com uma derrota de 3-0, frente aos anfitriões do Senegal, pelo que a formação gambiana tem pela frente a difícil tarefa de contrariar o favoritismo das cabo-verdianas.

Orazzio Minecci (técnico principal) e Cláudia Pinto (adjunto) contam com os concursos de Ludmila Varela (zona 4), Ednisa Vera-Cruz (central), Camila Privitera e Celestina Fortes do ABC, enquanto do Seven Star foram chamadas as atletas Brunele Pio (zona 4), Marli Lima (líbero), Karina Silva (passadora) e Silviane Fonseca (oposto).

Do Mindelense foram chamadas as atletas Teresa Andrade (zona 4) e Risia Lopes (oposto), da Graciosa do Tarrafal de Santiago foram convocadas Jorgiana Cardoso (zona 4) e Edna Silva (líbero), ao passo que Krisna Fortes e Nilza Gonçalves representam a Académica do Mindelo.

Integram ainda o grupo das selecionadas as atletas Beatriz Santos, poste do Boavista de Portugal e Clara Graça, atleta do Paulense (Santo Antão) que joga na posição de universal.

De acordo com o regulamento da prova, as duas seleções melhor classificadas qualificam-se para a 11ª edição dos Jogos Pan-Africanos, que se realizam em Setembro próximo, no Congo Brazzaville.