Um número limitado de mulheres poderá assistir aos jogos da Liga Mundial de voleibol entre o Irão e os Estados Unidos, na sexta-feira em Teerão, anunciou hoje um responsável do ministério iraniano dos desportos.

“A autorização foi dada à Federação de Voleibol, para que possa preparar a presença de mulheres com bilhetes especiais, com prioridade para responsáveis executivos, membros da família do voleibol e adeptas da equipa visitante”, salientou Reza Hassanikhou, do departamento de segurança do ministério.

O mesmo responsável alertou ainda que “quaisquer manifestações, a favor ou contra [a presença de mulheres] serão ilegais”, em resposta à intenção por parte de grupos conservadores em manifestarem-se antes dos jogos.

A presença de mulheres em desportos masculinos é uma questão muito sensível na sociedade iraniana e que tem motivado várias discussões entre conservadores e reformadores.

O acesso a estádios está interdito a mulheres desde a revolução islâmica em 1979, oficialmente para as proteger dos adeptos masculinos, mas o presidente Hassan Rohani pretende atenuar a restrição em modalidades como o voleibol ou o basquetebol.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.