Portugal perdeu hoje com a Holanda por 3-0 (25-18, 25-21 e 25-23), em jogo do Grupo 3, ‘Poule E’ da Liga Mundial de voleibol, realizado em Groningen, Holanda, continuando sem somar qualquer triunfo na prova.

No primeiro ‘set’, a seleção portuguesa chegou em vantagem ao primeiro tempo técnico (8-6), com um bloco de Kibinho a Kay Van Dijk, mas a Holanda reagiu e chegou à segunda paragem obrigatória já com uma vantagem de dois pontos (16-14), controlando a partir daí o jogo e somando pontos com ataques de Dick Kooy e Jeroen Rauwerdink.

No segundo parcial, Portugal voltou a entrar bem, mas a Holanda respondeu chegando ao primeiro tempo técnico a vencer (8-7).

A tendência holandesa manteve-se e, no final do ‘set’, um ataque do experiente Rauwerdink fez o 23-19 e Kay Van Dijk fechou o set com o seu nono ponto individual: 25-21.

No terceiro ‘set’, a Holanda entrou em força (3-1), mas um serviço direto de Miguel Tavares Rodrigues igualou (4-4) – cadência que se manteve quase até ao final.

Marco Ferreira, com o seu terceiro bloco, manteve o equilíbrio (6-6), mas Kay Van Dijk continuava a facturar no ataque e Kooy no serviço e no ataque (10-6).

Portugal chegou a estar em vantagem através de um bloco individual de Miguel Rodrigues, mas a Holanda recuperou a liderança no marcador com um serviço direto, o terceiro de Kooy (19-18), fechando o ‘set’ com um resultado de 25-23.

Em mensagem divulgada nas redes sociais após o jogo, o selecionador nacional, Hugo Silva, considerou que Portugal “esteve mal no primeiro toque” e terá de “corrigir uma ou outra tendência do serviço” holandês, “evitando que as bolas continuem a cair diretas” como sucedeu no jogo de hoje.