A Liga Mundial de 2016 terá um novo modelo competitivo, aprovado hoje pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), no qual Portugal irá defrontar as seleções da Holanda, Eslováquia, Turquia, Canadá, Finlândia, Cuba, China e Coreia do Sul.

O novo sistema de disputa da Fase Intercontinental da Liga Mundial, de acordo com a FIVB “já a pensar na preparação para os Jogos Olímpicos Rio2016”, aumentou o número de seleções de 28 para 32, divididas em dois grupos de 12 e um de oito.

O Grupo 1 inclui as 12 melhores seleções da Liga Mundial de 2015: França (vencedora), Sérvia (vice-campeã), Estados Unidos (terceiro), Polónia (quarto), Brasil (quinto), Itália (quinto), Irão (sétimo), Austrália (oitavo), Rússia (oitavo), Bulgária (10.º), Argentina (11.º) e Bélgica (12.º).

O Grupo 2 é também composto por 12 seleções e integra Japão, Holanda, Canadá, Finlândia, República Checa, Cuba, Coreia do Sul, Portugal e os promovidos Egipto, Turquia, Eslováquia e China.

A Fase Intercontinental dos Grupos 1 e 2 será disputada ao longo de três semanas, de 17 de junho a 03 de julho, enquanto a do Grupo 3, com seleções e datas ainda a definir pela FIVB, será concluída em apenas duas semanas.

A ‘Final a Seis’ do Grupo 1, que definirá o vencedor da Liga Mundial2016, será disputada por seis seleções (o organizador mais os cinco melhores classificados na Fase Intercontinental do Grupo 1).

Nos Grupos 2, no qual se inclui Portugal, e 3, as finais serão disputados pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador, que serão anunciados oportunamente.

Portugal começa por defrontar, na Turquia, de 17 a 19 de junho, as seleções da casa, Holanda e Eslováquia. Seguidamente, no Canadá, de 24 a 26 de junho, defronta o Canadá, a China e a Coreia do Sul.

Nos dias 01 a 03 de julho, na qualidade de anfitrião e em local ainda por definir pela Federação Portuguesa de Voleibol, Portugal recebe as seleções do Canadá, da Finlândia e de Cuba.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.