Portugal vai receber a ‘final four’ do grupo 2 da Liga Mundial de voleibol de 2016, a 09 e 10 de julho, a disputar pela seleção anfitriã e pelos três melhores classificados, informou hoje a federação portuguesa da modalidade.

A Liga Mundial de 2016, alargada a 32 países participantes, decorre de 17 de junho a 17 de julho e apresenta um novo formato de competição, que divide as seleções em dois grupos de 12 equipas e um grupo de oito.

O grupo 1 inclui as melhores 12 seleções da Liga Mundial 2015: França (vencedora), Sérvia (vice-campeã), Estados Unidos (terceiros), Polónia, Brasil, Itália, Irão, Austrália, Rússia, Bulgária, Argentina e Bélgica.

O grupo 2 é composto pelas 12 seleções classificadas entre o 13.º e o 24.º lugar em 2015: Japão, Holanda, Canadá, Finlândia, República Checa, Cuba, Coreia do Sul, Portugal, Egipto, Turquia, Eslováquia e China.

A este grupo subiram China, Turquia, Eslováquia e Egipto. O grupo 3 será confirmado em data a definir. Por definir está ainda o local que irá receber a ‘final four’ do grupo 2, em Portugal.

A fase intercontinental dos grupos 1 e 2 será disputada ao longo de três semanas, de 17 de junho a 3 de julho, enquanto a fase preliminar no Grupo 3 será concluída em apenas duas semanas.

No grupo 3, a ‘final four’ será realizada de 01 a 03 de julho e será seguida pela realização da ‘final four’ do grupo 2 (09 e 10 de julho) e da ‘final a seis’ do grupo 1 (13 a 17 de julho).

A ‘final a seis’ do grupo 1, que define o vencedor da Liga Mundial, será disputada por seis seleções (o organizador mais os cinco melhores classificados na Fase Intercontinental do Grupo 1).

Nos grupos 2 e 3, as finais serão disputados pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador.