A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) confirmou hoje a contratação do treinador brasileiro Francisco Santos para reforçar a equipa técnica com vista à participação no grupo 2 da Liga Mundial, cuja 'final four' Portugal organiza em julho próximo.

"Conscientes da importância de tal momento (grupo 2 da 'final-four' da Liga Mundial), os responsáveis federativos decidiram reforçar a equipa técnica com um treinador de renome, tendo convidado Francisco Santos para integrar o grupo de trabalho durante a realização da Liga Mundial", afirma a FPV, em comunicado.

Chico Santos já esteve a trabalhar com a seleção portuguesa masculina em 2006, justamente aquando de uma participação na Liga Mundial.

O contacto com Chico Santos foi feito pelo próprio Hugo Silva, que irá em janeiro ao Brasil para acertar os últimos pormenores da contratação.

A 'final four' do grupo 2 da Liga Mundial 2016, agendada para os dias 9 e 10 de Julho, será disputada por quatro equipas: o organizador (Portugal) e os três melhores classificados do grupo 2 na Fase Intercontinental.

A Liga Mundial apresenta um novo formato de competição, que divide as seleções em grupos de 12 países.

O grupo 1 inclui as 12 melhores seleções da Liga Mundial 2015 e o grupo 2 é composto pelas 12 seleções classificadas entre os 13.º e 24.º lugares em 2015, ou seja, Japão, Holanda, Canadá, Finlândia, República Checa, Cuba, Coreia do Sul, Portugal, Egito, Turquia, Eslováquia e China.