A equipa técnica nacional de voleibol encurtou esta quinta-feira para 17 a lista de jogadores convocados para a preparação da Liga Mundial2016, em que o destaque é a ausência de Valdir Sequeira, por lesão, e a aposta em novos valores.

O zona 4 Valdir Sequeira falha a concentração por lesão, embora possa juntar-se ao grupo mais tarde, tendo o técnico nacional Hugo Silva mantido a ‘espinha dorsal’ de anos anteriores e a aposta nos jovens jogadores emergentes oriundos da seleção de juniores.

Ao central Filip Cveticanin e o zona 4 Afonso Guerreiro, que já trabalhavam com alguma regularidade com o selecionador Hugo Silva, juntam-se também os atacante Lourenço Martins e André Rosa, o oposto Bruno Cunha e o central Phelipe Martins.

Os 17 jogadores reúnem em estágio a partir de 09 de maio, em Vila Flor, vila do distrito de Bragança que já recebeu a Taça de Portugal de 2014 e Supertaça de 2015, para ultimar a preparação da Liga Mundial2016, entre 17 de junho e 10 de julho.

Portugal, que é o anfitrião da ‘final four’ do Grupo 2 da Liga Mundial, que acolhe a 09 e 10 de julho, vai disputar a fase intercontinental integrado nas ‘poules’ J (Izmir, Turquia), O (Saskatoon, Canadá) e R (Tampere, Finlândia).

A ‘final four’, agendada para 09 e 10 de julho, será disputada pelo anfitrião (Portugal) e os três melhores classificados do Grupo 2 da fase intercontinental da Liga Mundial.

O Grupo 1 inclui as melhores 12 seleções da Liga Mundial2015: França (vencedora), Sérvia (vice-campeã), EUA (3.º), Polónia, Brasil, Itália, Irão, Austrália, Rússia, Bulgária, Argentina e Bélgica.

O Grupo 2 integra as 12 seleções classificadas entre o 13.º e o 24.º lugares em 2015: Japão, Holanda. Canadá, Finlândia, República Checa, Cuba, Coreia do Sul, Portugal, Egito, Turquia, Eslováquia e China.

O Grupo 3 é composto pelas seguintes 12 seleções: Eslovénia, Tunísia, Venezuela, Catar, México, Espanha, Montenegro, Alemanha, Cazaquistão, Grécia, Taipé e Porto Rico.

A ‘final a seis’ do Grupo 1, que define o vencedor da Liga Mundial2016, será disputada pela seleção anfitriã (organizador) e as cinco melhores classificados na fase intercontinental.

O estágio de Vila Flor integra ainda o calendário da preparação para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2017, em que Portugal integra o grupo B, juntamente com a Dinamarca, Finlândia e o vencedor da poule 1 (Azerbaijão, Geórgia, Suécia e Suíça).

Lista de jogadores convocados:

- Liberos: Ivo Casas (Benfica) e João Fidalgo (Fonte Bastardo).

- Centrais: Marcel Gil (Monteros VC, Arg), Phelipe Martins (Sporting de Espinho), Fabrício Silva ‘Kibinho’ (Sporting de Espinho) e Filip Cveticanin (Castêlo da Maia).

- Zona 4/atacantes: João Oliveira (Benfica), Lourenço Martins (Castêlo da Maia), André Lopes (Benfica), Alexandre Ferreira (Ziraat Bankasi, Tur), Afonso Guerreiro (Académica de São Mamede) e André Rosa (Esmoriz).

- Opostos: Hugo Gaspar (Benfica), Bruno Cunha (Vitória de Guimarães) e Marco Ferreira (Toulouse, Fra).

- Distribuidores: Miguel Rodrigues (Piacenza, Ita) e Tiago Violas (Fonte Bastardo).


Grupos da fase intercontinental:

- Grupo J – Holanda, Portugal, Turquia e Eslováquia, a disputar em Izmir, na Turquia, de 17 a 19 de junho.

- Grupo O – Canadá, China, Coreia do Sul e Portugal, a disputar em Saskatoon, no Canadá, de 24 a 26 de junho.

- Grupo R – Canadá, Portugal, Finlândia e Cuba, a disputar em Tampere, na Finlândia, de 01 a 03 de julho.