Voleibol

14-09-2016 20:13

Hugo Silva: "Sabemos que vai ser um grupo equilibrado"

Selecionador de voleibol considera "equilibrado" grupo de qualificação para o Europeu
Hugo Silva, selecionador luso de voleibol
Foto: José Coelho/Lusa

Hugo Silva, selecionador luso de voleibol

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O selecionador português de voleibol, Hugo Silva, considerou hoje equilibrado o grupo B de qualificação para o Europeu2017, a disputar por Portugal, Finlândia, Dinamarca e Suécia, e afirmou que “todas as seleções têm condições de se apurarem”.

“Sabemos que vai ser um grupo equilibrado”, referiu Hugo Silva, que considera a Finlândia, reforçada com jogadores experientes, como a seleção que estará um pouco acima das restantes.

A chamada do atacante João Simões, por troca com o líbero João Fidalgo, é, em relação aos eleitos para os jogos particulares com o Brasil, a única alteração na lista de convocados de Hugo Silva para o torneio a realizar de sexta-feira a domingo na Dinamarca.

“Faltou-nos mais jogos de preparação em cima das pernas para que esta preparação tivesse sido a ideal. Mas, não tendo sido possível, esses mesmos jogos e estando o grupo ciente disso, todos mostraram atitude e empenho extra para colmatar esse handicap”, referiu.

Hugo Silva considerou que a seleção portuguesa “quer muito mostrar algo” e que “esse algo só será possível enquanto jogar como equipa unida e ambiciosa, já que perde em termos de individualidades com alguns dos adversários”.

“Eu quero, a minha equipa técnica quer, os jogadores querem e só todos querendo muito é que podemos fazer acontecer as coisas boas. Esta é a nossa missão”, considerou Hugo Silva.

Em Sonderborg, no sul da Dinamarca, Portugal vai defrontar sexta-feira a Finlândia (14:00 em Lisboa), no sábado a anfitriã Dinamarca (17:00) e no domingo a Suécia (14:00).

No segundo torneio, agendado para a cidade finlandesa de Helsínquia, a 23, 24 e 25 de setembro, os portugueses voltam a medir forças com as seleções nórdicas, sucessivamente, com os dinamarqueses (13:00), finlandeses (16:00) e suecos (17:00).

Se vencer o grupo B, Portugal garante o apuramento direto para a fase final; se ficar em segundo lugar, terá de disputar, na terceira ronda, um ‘play-off’ (casa e fora) com o 2.º classificado do grupo E, composto por Bielorrússia, Holanda, Turquia e a Áustria, a disputar em outubro.

Estão já apuradas para o Europeu2017 a Polónia, país organizador da fase final, e os seis primeiros classificados do Europeu de 2015: França, Eslovénia, Itália, Bulgária, Rússia e Sérvia.

Conteúdo publicado por Sportinforma