Voleibol

18-09-2016 20:00

Portugal reforça sonho de apuramento para Europeu de voleibol

Se vencer o Grupo B, Portugal garante o apuramento direto para a fase final.
Voleibol

Voleibol

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A seleção portuguesa de voleibol terminou hoje o primeiro torneio do Grupo B da segunda ronda de qualificação para o Europeu2017 com o pleno de vitórias, a última frente à Suécia (3-2), posicionando-se como favorita ao apuramento direto.

A equipa de Hugo Silva chegará a Helsínquia, onde decorrerá o segundo torneio, entre os dias 23 e 25, na frente do agrupamento, cujo primeiro lugar garante o acesso automático para a fase final, que se disputará na Polónia.

Na partida de hoje, os suecos começaram melhor, vencendo o primeiro ‘set’ por 25-22, com o último ponto concedido pelo árbitro, após admoestar Alexandre Ferreira com um cartão vermelho, por protestos, já depois de um amarelo, segundo nota na página oficial da competição.

No segundo parcial, a equipa de Hugo Silva rapidamente chegou aos quatro pontos de vantagem e fez o 25-18 com um serviço falhado de Dardan Lushtaku.

O ‘set’ seguinte foi o inverso do anterior, com os suecos a chegarem ao 13-5, embora Portugal tenha recuperado para 18-17 e 22-22, com um ‘ás’ de Alexandre Ferreira, mas os escandinavos fecharam o 'set' a 25-22.

No seguinte, brilhou Marco Ferreira, com cinco serviços consecutivos, quando os portugueses perdiam por 23-20, virando o resultado para 25-23.

No final, a força psicológica e a concentração lusa impôs uma vitória por 15-10, conforme as palavras do técnico Hugo Silva: “A equipa estava fisicamente cansada, mas, felizmente, estava forte sob o ponto de vista mental, o que nos garantiu a vitória”.

“Todos acreditávamos, no fim do quarto ’set’, que podíamos vencer. Conseguimos e isso mantém vivo o nosso sonho, mesmo sabendo que a Finlândia é favorita”, disse.

No segundo torneio, os portugueses voltam a medir forças com as seleções nórdicas, sucessivamente com os dinamarqueses (13:00, de sexta-feira), finlandeses (16:00, de sábado) e suecos (17:00, do próximo domingo, 25 de setembro).

Se vencer o Grupo B, Portugal garante o apuramento direto para a fase final. Se ficar em segundo lugar, terá de disputar, na terceira ronda, um ‘play-off’ (casa e fora) com o segundo classificado do Grupo E, composto por Bielorrússia, Holanda, Turquia e a Áustria, a disputar em outubro.

Estão já apuradas para o Europeu2017 a Polónia, país organizador da fase final, e os seis primeiros classificados do Europeu de 2015: França, Eslovénia, Itália, Bulgária, Rússia e Sérvia.

Conteúdo publicado por Sportinforma