A seleção portuguesa de voleibol, que hoje manteve a liderança do grupo B com nova vitória frente à Dinamarca, garantiu já a presença no ‘play-off’ de acesso ao Euro2017, após o triunfo da Finlândia sobre a Suécia.

No pior dos cenários para os lusos no grupo B de qualificação para o Euro2017, que vai decorrer na Polónia, Portugal assegurou já a segunda posição e tem ainda duas ‘finais’ pela frente para lutar pelo apuramento direto.

Depois de Portugal ter vencido a Dinamarca, por 3-1, pelos parciais de 25-22, 25-21, 22-25 e 25-23, a Finlândia derrotou a Suécia, por 3-0, por 25-22, 25-15 e 25-22, e reduziu a luta pelos lugares cimeiros a apenas duas seleções.

Portugal e Finlândia vão discutir no sábado entre si a primeira posição do grupo B, que irá decidir qual das seleções terá acesso direto à fase final do Euro2017 e qual irá disputar o ‘playoff’.

O segundo classificado do grupo B vai disputar o ‘playoff’ de acesso à fase final, a disputar a duas mãos, com o segundo posicionado do grupo E, que integra as seleções da Bielorrússia, Holanda, Turquia e Áustria, a disputar em outubro.

O número de vitórias é o primeiro critério para determinar a posição das seleções nos grupos, seguido dos pontos, rácio de ‘set’, rácio de pontos e, por último, resultado dos jogos entre as seleções.

Esta condição pode determinar que nem sempre a equipa com mais pontos esteja à frente de outra com menos, mas com mais vitórias, dado que os pontos são atribuídos consoante o resultado (3-0 e 3-1, três; 3-2, dois para o vencedor e um para o derrotado).

Estão já apuradas para a fase final do Euro2017, Polónia, país organizador da fase final, França, Eslovénia, Itália, Bulgária, Rússia e Sérvia (os seis melhores classificados do Europeu2015).