Voleibol

20-03-2017 17:42

Hugo Silva rejuvenesce seleção de voleibol com jogadores sub-19 e sub-21

O objetivo traçado por Hugo Silva para a participação tanto no apuramento para o Mundial2018 como na Liga Mundial é o de “formar atletas.
Voleibol
Foto: Agencia Lusa

Voleibol

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O selecionador português de voleibol, Hugo Silva, divulgou hoje a pré-convocatória para as participações no apuramento para o Mundial2018, em maio, e Liga Mundial, em junho, em que impera a “aposta na juventude”.

“A inclusão de alguns jogadores sub-19 e sub-21, que têm constituído uma aposta das seleções nacionais jovens, pretende dar continuidade à injeção de sangue novo que temos procurado realizar nos últimos anos”, afirmou Hugo Santos, aos canais da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

O objetivo traçado por Hugo Silva para a participação tanto no apuramento para o Mundial2018 como na Liga Mundial é o de “formar atletas para, no mais curto espaço de tempo, poderem estar a jogar no mais alto nível e constituir mais-valias para as equipas portuguesas".

“Desta lista de 24 jogadores sairá a convocatória de 16 com quem trabalharemos a partir de 01 de maio”, referiu ainda o selecionador, referindo-se à preparação para a 2.ª Ronda Europeia de qualificação para o Mundial2018, na Eslovénia.

O plano de preparação da seleção inclui a realização de jogos particulares com a Estónia, a 11, 12 e 13 de maio, em Vila Flor. Já na Eslovénia, em Maribor, Portugal defronta a Áustria, a 18 e 19 de maio, e a Suíça, a 20 e 21.

Na 2.ª Ronda Europeia de apuramento para o Mundial2018, a seleção nacional vai disputar o Grupo C – organizado de 23 a 28 de maio pela Eslovénia –, juntamente com a Bélgica, a Geórgia, a Letónia e Israel.

Os primeiros classificados de cada grupo qualificam-se diretamente para a fase final, que será organizada em conjunto por Itália e Bulgária e na qual tem também presença assegurada a seleção da Polónia, atual campeã mundial.

Os segundos classificados dos seis grupos da 2.ª Ronda Europeia de qualificação apuram-se para a 3.ª fase, que será disputada de 15 a 20 de agosto e qualifica o vencedor para o Mundial2018.

A edição de 2017 da Liga Mundial decorrer de 02 a 25 de junho. A fase Intercontinental do Grupo 2, no qual Portugal se sagrou vice-campeão em 2016, será disputada ao longo de três semanas, entre 02 a 18 de junho.

A ‘final four’ do Grupo 2, disputada pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador (Austrália), realiza-se a 23, 24 e 25 de junho.

Lista dos 24 pré-convocados:

- Zonas 4: Alexandre Ferreira (Calzedonia Verona/Ita), João Simões (Sporting de Espinho), Lourenço Martins (Castêlo da Maia), João Oliveira (Vitória de Guimarães), Afonso Guerreiro (Fonte Bastardo) e André Marques (Famalicense AC).

- Distribuidores: Miguel Tavares Rodrigues (Tourcoing Lille/Fra), Tiago Violas (Benfica), Frederico Santos (Académica São Mamede) e José Neves (Castêlo da Maia).

- Centrais: Filip Cveticanin (Castêlo da Maia), Phelipe Martins (SC Caldas), Marcel Gil (Universidade Craiova/Rom), Manuel Meirinho (Activa Vocábulo Bragança), Miguel Sinfrónio (Benfica) e Alexandre Pereira (AJ Moreira).

- Opostos: Marco Ferreira (Sporting de Espinho), Bruno Cunha (Vitória de Guimarães), Valdir Sequeira (VK Prievidza/Svq) e José Vieira (SC Caldas).

- Liberos: Ivo Casas (Benfica), Simão Moreira (AJ Moreira), Gil Meireles (Castêlo da Maia) e João Fidalgo (Académica São Mamede).

Conteúdo publicado por Sportinforma