A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) anunciou hoje os 18 jogadores convocados para a fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2018, em maio, e para a edição deste ano da Liga Mundial, em junho.

"Pretendemos dar continuidade à injeção de sangue novo que temos procurado realizar nos últimos anos e formar atletas para, no mais curto espaço de tempo, poderem estar a jogar no mais alto nível e constituir mais-valias para as equipas portuguesas", sublinha o selecionador nacional, Hugo Silva, em declarações à FPV.

Depois dos habituais exames médicos, previstos para 01 de maio, a seleção portuguesa vai realizar vários jogos de preparação, três deles com a Estónia (11, 12 e 13 de maio), em Vila Flor, um dos quais com transmissão televisiva, segundo a FPV.

Já na Eslovénia, em Maribor, palco da fase de qualificação entre 23 e 28 de maio, a equipa lusa vai defrontar, ainda em jogos de preparação, a Áustria (18 e 19 de maio) e a Suíça (20 e 21 de maio).

Na ‘poule’ de qualificação, Portugal integra o grupo C, juntamente com Bélgica, Geórgia, Letónia e Israel. Os primeiros classificados de cada ‘poule’ qualificam-se diretamente para a fase final do mundial, que será organizado em conjunto pela Itália e pela Bulgária, competição na qual a Polónia, atual campeã mundial, tem presença assegurada.

Os segundos classificados das seis ‘poules’ da segunda ronda apuram-se para a terceira ronda, que será disputada de 15 a 20 de agosto e qualifica o vencedor para o Mundial2018.

Já a edição de 2017 da Liga Mundial vai decorrer entre 02 e 25 de junho, sendo que a fase intercontinental do grupo 2, no qual Portugal se sagrou vice-campeão em 2016, será disputada ao longo de três semanas, de 02 a 18 de junho.

A Final 4 do grupo 2, disputada pelos três melhores classificados na Fase Intercontinental e pelo país organizador (Austrália), realiza-se nos dias 23, 24 e 25 de junho.

Lista dos 18 convocados:

- Zonas 4: Alexandre Ferreira (Calzedonia Verona/Ita), João Simões (Sporting de Espinho), Lourenço Martins (Castêlo da Maia), João Oliveira (Vitória de Guimarães) e Afonso Guerreiro (Fonte do Bastardo).

- Distribuidores: Miguel Tavares Rodrigues (Tourcoing Lille Métropole/Fra), Tiago Violas (Benfica) e Frederico Santos (São Mamede).

- Centrais: Filip Cveticanin (Castêlo da Maia), Phelipe Martins (SC Caldas), Marcel Keller Gil (Universidade Craiova/Rom), Manuel Meirinho (Activa Vocábulo /Bragança) e Miguel Sinfrónio (Benfica)

- Opostos: Marco Ferreira (Sporting de Espinho) e Valdir Sequeira (VK Prievidza/Svq).

- Líberos: Ivo Casas (Benfica), Simão Moreira (AJ Moreira) e João Fidalgo (São Mamede).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.