A seleção portuguesa de voleibol feminino venceu hoje a Estónia, por 3-0, no terceiro e último jogo do Grupo F da segunda ronda europeia de qualificação para o Mundial 2018, que terminou no terceiro posto.

Em Viana do Castelo, já sem hipóteses de apuramento, a seleção lusa venceu pelos parciais de 25-23, 25-20 e 25-13, num encontro em que Gabriela Coelho, com 17 pontos, e Julia Kavalenka, com 14, foram as melhores pontuadoras do jogo.

“Mostrámos que temos qualidade e que não estamos assim tão longe do nível internacional de algumas das melhores seleções que são formadas por atletas de ligas profissionais competitivas, como a Alemanha e a Eslovénia. Ganhámos três jogos e realizámos exibições que nos dão motivação e ânimo extra para a continuação do nosso trabalho. Foi uma excelente forma de preparamos a Liga Europeia e agora vamos tentar continuar a trilhar este caminho de evolução", afirmou Manuel Almeida, treinador adjunto da seleção portuguesa.

Alemanha, que hoje venceu a França por 3-1, que bateu a Finlândia por 3-0, qualificou-se diretamente para a fase final do Mundial, a disputar no Japão, enquanto a Eslovénia vai disputar a terceira ronda de qualificação, entre 22 e 27 de agosto.

Portugal terminou no terceiro lugar, com sete pontos, menos oito do que a seleção alemã e menos cinco do que a eslovena, impondo-se a Estónia, Finlândia e França, que somaram cinco, quatro e dois pontos, respetivamente.