A seleção portuguesa de voleibol afinou hoje os últimos detalhes para o jogo de sexta-feira com a Finlândia, no Egito, para o grupo H2 da Liga Mundial, com um treino no pavilhão do Cairo Stadium.

A sessão de preparação incidiu nas ações de serviço e receção, duas das armas da seleção portuguesa, bem como na colocação em prática da forma como contrariar o jogo dos finlandeses, que eliminaram o ano passado Portugal do Europeu2017.

Portugal disputou até agora seis jogos no grupo H2 da Liga Mundial, em torneios realizados em Poprad e Ceske Budejovice, e o saldo é de cinco derrotas - frente à Austrália (2-3), Eslováquia (0-3), Holanda (1-3), Egito (2-3) e República Checa (0-3) - e uma vitória perante o Japão (3-2).

No Cairo, no terceiro e último torneio da fase intercontinental (grupo H2), Portugal defronta na sexta-feira a Finlândia (pelas 13:00 em Lisboa), no sábado o anfitrião Egito (20:30) e no domingo a vice-campeã e líder do agrupamento Eslovénia (13:00).

Portugal ocupa presentemente o 11.º e penúltimo lugar do grupo H2 da Liga Mundial, com os mesmos quatro pontos do Egito (12.º), e soma cinco derrotas e uma vitória, alcançada frente ao Japão (3-2), no grupo B2, realizado em Poprad, na Eslováquia.

Embora a seleção portuguesa, caso vença os três jogos que faltam pela margem máxima, ainda possa matematicamente atingir a final a quatro, a disputar em Gold Coast, na Austrália, está mais perto de lutar com o Egito pela fuga à despromoção ao grupo 3 da Liga Mundial.

Na edição de 2016 do grupo 2 da Liga Mundial, Portugal, que foi anfitrião da final a quatro, em Matosinhos, sagrou-se vice-campeão, na final disputada com o Canadá, que ascendeu ao grupo 1.

A final a quatro do grupo 2 é disputada pelos três melhores classificados na fase intercontinental - neste momento destacam-se Eslovénia, Holanda, Eslováquia e Japão - e pelo país organizador, que será a Austrália, e decorre de 23 a 25 de junho.