A seleção portuguesa de voleibol feminino perdeu hoje, em Matosinhos, com Eslováquia, por 3-1 (25-21, 19-25, 25-19 e 25-20), na quinta jornada do Grupo C da Liga Europeia.

Portugal continua com duas vitórias, todas diante da Suécia, e perdeu qualquer hipótese chegar ao primeiro lugar, que será disputado entre a Espanha e a Eslováquia, que somam quatro triunfos.

Com as eslovacas, Portugal cometeu muitos erros no ‘set’ inaugural, tanto na receção como no serviço (sete falhados), e apenas Juliana Antunes esteve em plano elevado, tendo-se destacado pelos seus remates certeiros.

A perder por 22-21, as portuguesas desperdiçaram um serviço, consentiram depois um serviço direito e, desse modo, apressaram o triunfo eslovaco por 25-21.

Portugal foi para o segundo ‘set’ com outra atitude e maior concentração, subiu de rendimento a vários níveis, com destaque para o bloco, comandou sempre o marcador, venceu por 25-19 e empatou, assim, a partida.

No parcial seguinte, o equilíbrio manteve-se até ao primeiro tempo técnico, com vantagem mínima para a Eslováquia (8-7). Depois, Portugal cedeu quatro pontos, ainda reagiu e e empatou (19-19), mas, mais uma vez, baixou de rendimento e perdeu (25-19).

O quarto ‘set’ foi igualmente equilibrado na parte inicial, a Eslováquia disparou até aos 15-10, mas Portugal reagiu com grande determinação, empatou (15-15) e ficou-se por aí.

A equipa adversária, que fez da consistência o seu grande triunfo, aproveitou a irregularidade portuguesa e adiantou-se, em definitivo, outra vez no marcador, ganhou o ‘set’ (25-20) e, consequentemente, o encontro (3-1).

No primeiro jogo da jornada, a Suécia, que na ronda anterior tinha perdido com Portugal por 3-0, impôs-se à Espanha por 3-2.