O médio internacional português André Gomes vai deixar o Everton no final da temporada, depois de terminar o seu contrato, confirmou hoje o clube da Liga inglesa de futebol.

Com as longas lesões que afetaram o campeão europeu por Portugal ao longo da época, já era esperado este desfecho, uma vez que o contrato termina no próximo dia 30 de junho.

“Os jogadores André Gomes e Andy Lonergan vão deixar a equipa quando os seus contratos terminarem, no final do próximo mês”, refere o Everton em comunicado.

André Gomes, de 30 anos, chegou ao Everton em 2018/19, então emprestado pelo FC Barcelona, e prosseguiu depois a carreira no clube, com exceção para a época 2022/23, em que foi emprestado aos franceses do Lille.

O médio, campeão europeu com Portugal em 2016, fez a sua formação no FC Porto, Boavista e Benfica, equipa em que chegou à formação principal, transferindo-se depois para o Valência, antes de representar o FC Barcelona.

Nas cinco temporadas ao serviço do Everton, o português disputou 114 jogos, marcou quatro golos e fez sete assistências. Esta época realizou apenas 14 jogos pela equipa principal e três pelos sub 21 depois de ter regressado de uma lesão que o afastou dos relvados durante quatro meses.

Esta época, André Gomes foi utilizado em apenas 14 jogos no Everton, tendo apontado dois golos.