O Portimonense vai ter de lugar com o 3.º classificado da Segunda Liga por um lugar no escalão principal em 24/25. O conjunto de Paulo Sérgio fez o que lhe competia e venceu categoricamente por 3-1 no dérbi algarvio com o Farense e chegou a acreditar que iria fugir ao 16.º lugar. Porém, mesmo ao cair do pano, do Estádio do Bessa chegou a notícia do golo do Boavista evitou a derrota dos axadrezados e condenou os de Portimão ao indesejado antepenúltimo lugar final na tabela da Primeira Liga 23/24.

Berto e Carlinhos marcaram na primeira parte para os de Portimão, que para fugirem ao 16.º lugar precisavam de ganhar e de esperar que o Boavista perdesse, ou que o E.Amadora não ganhasse.

Já na segunda parte Cristian Ponde ainda reduziu para o Farense e o Portimonense até se viu reduzido a dez jogadores, mas chegou ao 3-1 que, pensou, chegava para garantir a fuga ao indesejado antepenúltimo lugar da tabela...até que no Bessa o Boavista marcou, já bem dentro do período de descontos, para desespero dos jogadores do Portimonense e alegria dos adeptos do Farense, que no Estádio São Luís festejaram o golo dos axadrezados que condenava o vizinho e rival de Portimão a disutar o play-off de manutenção.

O Portimonense encerra a I Liga com 32 pontos, logo acima da ‘linha de água’, ao passo que o Farense conclui a competição no 10.º posto, com 37 pontos.