O avançado internacional português Ukra despediu-se hoje do futebol profissional ao serviço do Rio Ave, ao ser rendido aos 17 minutos da receção dos vila-condenses ao Benfica, da 34.ª e última jornada da I Liga. Ukra fechou a sua 17.ª e última época no futebol profissional à passagem do minuto 17, precisamente no dia 17 de maio, envergando, como habitual, o número '17' nas costas.

Nove dias depois de ter anunciado que iria encerrar a carreira no final da temporada, o extremo, de 36 anos, aproveitou uma data pessoal simbólica para ser titular frente às ‘águias’ e concluir um percurso de pouco mais uma década e meia no futebol de elite.

No final do jogo, o extremo subiu ao relvado pela última vez para falar da sua retirada do futebol.

"Estou muito feliz pelo reconhecimento, não esperava ter este reconhecimento a nível nacional, nem nos meus melhores sonhos. Queria deixar uma palavra a todos os adeptos, de norte a sul do país, por todo o carinho. Essa foi a minha maior vitória. Um muito obrigado. Passaram-me mutas coisas pela cabeça [esta noite]. É um momento de alegria, não é de tristeza. Vivi o futebol sempre com alegria, sempre com emoção incrível, com trabalho, seriedade, profissionalismo. Dá para meter tudo no mesmo saco. Se soubermos diferenciar os momentos acho que podemos ser felizes a trabalhar. E o que eu faço é trabalhar com alegria. Homenagem linda e nunca esperei. Obrigada a todos", começou por dizer, antes de finalizar.

"Se já estou a sentir saudades? Ainda vai levar um tempo para sentir saudades. Ainda vou andar perto dos estádios. Não vou estar no relvado mas sempre com os olhos postos no futebol", terminou.

O avançado consolidou o sétimo lugar na lista dos jogadores com mais encontros feitos pelo Rio Ave, passando a somar 205 - sete dos quais em 2023/24 - entre 16 golos e 30 assistências, nove dias depois de ter recebido o prémio Carreira em plena gala do clube.

Além dos vila-condenses, Ukra representou ainda Famalicão, clube no qual iniciou o seu percurso formativo, Padroense, FC Porto, Varzim, Olhanense, Sporting de Braga e Santa Clara, competindo no estrangeiro por CSKA Sófia (Bulgária) e Al Fateh (Arábia Saudita).