Angélica André, em femininos, e Diogo Cardoso, em masculinos, venceram hoje a prova de 10 quilómetros do Nacional de natação em águas abertas, disputado em Abrantes, distrito de Santarém.

Na Aldeia do Mato, não houve surpresas no Open de Primavera, também campeonato nacional, e Angélica André (FC Porto), bronze nos Mundiais de 2024 nesta prova, sagrou-se campeã nacional, acabando também em quinta na geral com um tempo de 2:04.15 horas.

Em segundo lugar ficou Mafalda Rosa (Rio Maior), com Mariana Mendes (Sporting) a completar o pódio feminino.

“Espero continuar a trabalhar bem para poder chegar bem aos Jogos Olímpicos Paris2024 e tentar ‘vingar-me’ do resultado que tive em Tóquio2020. [...] Tentei ir com os rapazes de início ao fim, liderei um pouco a prova para tentar ver como estava. Foi um bom resultado”, declarou André, citada pela Federação Portuguesa de Natação.

Na prova masculina, Diogo Cardoso, do Sporting, bateu Francisco Amaral (FC Porto), segundo, e Ricardo Santos (Louzan/Efapel), terceiro, na reta final da corrida, acabando em 2:04.01 horas.

“É a minha primeira vez como campeão absoluto, estou muito feliz. [...] Este resultado é um bom indicador para futuras provas, e os próximos objetivos são a Taça do Mundo e o Europeu”, afirmou o vencedor.