O sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial e primeiro cabeça de série, foi hoje eliminado na terceira ronda do Masters 1.000 de Roma em ténis, ao perder com o chileno Alejandro Tabilo, 32.º da hierarquia.

Djokovic, vencedor por seis vezes em Roma, foi derrotado em dois ‘sets’, pelos esclarecedores parciais de 6-2 e 6-3, num embate que durou uma hora e sete minutos.

O sérvio perdeu de entrada os dois primeiros jogos de serviço e, sem conseguir qualquer ponto de ‘break’, esteve em desvantagem por 4-0 e 5-1, até ceder por 6-2.

No segundo parcial, voltou a entrar da pior forma, cedendo novamente o seu serviço, o que Tabilo aproveitou para, novamente sem enfrentar qualquer ‘break point’, embalar até ao 6-3 final, consumado como uma quarta quebra de serviço.

Alejandro Tabilo vai defrontar o russo Karen Khachanov, 18.º jogador mundial, nos oitavos de final, fase para a qual também se qualificou hoje o português Nuno Borges, ao superar o italiano Francesco Passaro por 4-6, 7-6 (10-8) e 7-6 (7-4).

Nos ‘oitavos’, o número 1 luso e 53.º jogador mundial vai enfrentar o vencedor do embate entre o alemão Alexander Zverev, quinto jogador mundial e terceiro cabeça de série, e o anfitrião Luciano Darderi, 54.º ATP.