O Hotel Epic Sana recebeu no dia 21 de Novembro o 1.º Fórum AFA de Liderança Desportiva. O evento contou com a presença de várias personalidades do futebol angolano e algumas entidades de cariz internacional.

José Luis Garrido, diretor geral da AFA deus as boas vindas aos presentes e agradeceu a resposta ao convite de entidades como o Futebol Clube do Porto e os inúmeros treinadores angolanos que marcaram presença para discutir o futebol na realidade angolana e a possível troca de experiência entre clubes angolanos e português.

O técnico do Recreativo do Libolo, Miller Gomes, vencedor da última edição do Girabola foi um dos convidados a subir em palco e falar da sua experiência no futebol angolano. O processo de formação foi amplamente citado onde a transição do futebol informal (futebol de bairro) para o futebol de clubes até ao futebol de academia foi um dos pontos altos da intervenção do treinador. A criação de novos objetivos, a revisão do modelo de treinamento, o incentivo ao desporto escolar, a pedagogia, a formação superior específica e especializada fizeram parte também do contributo de Miller Gomes à análise do tema desportivo.

Paulo Noga, coordenador de formação do Futebol Clube do Porto, deu o seu contributo ao transmitir a experiência da formação de base do seu clube: “A existência de melhores treinadores leva sempre a melhores jogadores, a transição prematura de jogador para treinador é meio caminho andado para o fracasso, o futebol passa pela formação de base e a experiência do FCP em criar jovens talentos é motivo de observação, no mínimo”, explica.

O FC Porto e a Academia de Futebol de Angola (AFA) assinaram um protocolo para colaboração, parceria e troca de conhecimentos, vincando o vertente formativa de técnicos e atletas que caracteriza as duas entidades.