As vitórias do Domant FC do Bengo (1-0) frente ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, da Caála sobre o Kabuscorp (1-0) constituem as principais surpresas da 1ª jornada do Girabola2018, aberta sábado com o Recreativo do Libolo a confirmar favoritismo sobre o 1º de Maio (2-0).

O Recreativo do Libolo foi a única equipa candidata (nominal) ao título que fez venceu até ao momento, quando faltam entrar em campo os dois principais emblemas do futebol nacional, o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, campeão e vice-campeão, respetivamente.

A formação do Cuanza Sul "despachou" sábado o 1º de Maio, por 2-0, com golos de Sidney (42', o primeiro do Girabola2018) e Viet (52').

Esse resultado elevou para 14 o número de vitórias sobre o adversário que só venceu em uma ocasião, em 15 desafios no histórico destes campeões de décadas diferentes.

Com um plantel cheio de nomes sonantes, o FC Bravos do Maquis repetiu o resultado de 2017 frente ao JGM, no reduto deste. Ou seja, ficou num 1-1, com golos de Zeca (Bravos do Maquis, 52') e Zé (JGM, aos 70').

Domingo foi o primeiro dia das surpresas: Desportivo da Huíla recebe e impôs uma igualdade (1-1) ao Interclube, outro candidato nominal.

Lionel, pelos huilanos (78') e Pedro, pelos “polícias” (88'), acordaram um empate “degradante” para o Interclube que “corre” pelo título, com o desafio a registar nove cartolinas amarelas e uma expulsão (Ito, do Interclube).

A grande surpresa pode vir a ser (ainda tem Petro-Cuando Cubango FC e 1º de Agosto-Progresso do Sambizanga) o regressado Domant FC do Bengo que derrotou o sensacional Sagrada Esperança, em Caxito (1-0), quando o prognóstico favorecia os lundas, terceiro da época passada. O avançado Luís, aos 88 minutos, fez o único do desafio.

Remodelado, o Recreativo da Caála "enganou", também, as previsões dos analistas que atribuíram favoritismo ao “colosso” Kabuscorp do Palanca (4º de 2017), sofrendo uma derrota à tangente, no Huambo, por 1-0, hoje, segunda-feira, com golo de Careca, aos 55'.

Ainda esta segunda-feira, o Sporting de Cabinda voltou dois anos depois, mais embalado ao derrotar a Académica do Lobito, uma das formações promessas. Mas a exibição de 2017 ficou mesmo no passado e, como consequência, perdeu em Cabinda (2-0).

A jornada segue quarta-feira (dia 14) com o Petro de Luanda-Cuando Cubango FC e fecha com o 1º de Agosto, campeão em título, contra o Progresso do Sambizanga, no dia 28 do corrente. Ambos os jogos disputam-se no estádio Nacional 11 de Novembro em Luanda.