O juiz internacional angolano Hélder Martins foi convidado a frequentar um curso para árbitros de Elite B da Confederação Africana de Futebol (CAF), entre os dias 20 a 27 de Novembro, na Cidade do Cairo, Egipto, apurou hoje a Angop.

Em declarações hoje à Angop, em Luanda, Hélder Martins fez saber que esta acção formativa, que contará com presenças de juízes de outros países do continente, servirá para dirigir competições de sub-20 e clubes.

Manifestou-se feliz por ser a segunda vez que é escolhido para frequentar um curso de género, sendo que o primeiro aconteceu em 2010 para o Campeonato Africano das Nações (CAN) disputado em Angola, na qual esteve inserido como árbitro principal.

Para além de Hélder Martins, também já beneficiaram deste curso os assistentes internacionais Inácio Cândido e Jerson Emiliano.

O presidente do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA), Muluta Prata, confirmou o facto, indicando que Hélder Martins será submetido a este curso para regressar a Elite A (reservada a árbitros para as finais de CAN e Mundial).

“Depois da paragem de um ano e meio por força da lesão que havia contraído, o árbitro estará em condições de retornar à principal categoria. Neste momento, depois da recuperação, está apto para apitar jogos normais, como apuramentos ao CAN e Mundial, competições de clubes e de outras categorias” – disse.

Informou, igualmente, que o país conta actualmente com dois árbitros de Elite, designadamente Marximina Luzia Bernardo (principal) e Jerson Emiliano (assistente).

O assistente Inácio Cândido, que já esteve em fases finais dos campeonatos africanos e no Mundial da África do Sul, em 2010, já não faz parte deste quadro.