Oito equipas de futebol de 11 da província do Bié disputam até ao dia 25 de junho do corrente ano a fase provincial do Gira-Bairro "Taça do Presidente", um campeonato promovido pelo Movimento Nacional Espontâneo, na região.

Fazem parte do calendário de jogos as seguintes equipas: Leos FC do Cunhinga, Real FC do Andulo, Flaminguinhos FC do Cuito, Diambos Vitoria de Camacupa, Amigos de COFA de Catabola, Vitoria Club de Nharêa, Enimba FC do Cuito e Grupo Desportivo São Paulo do Cuito.

O secretário provincial do Movimento Espontâneo no Bié, Domingos Nilton César Capama, salientou que o projeto visa promover a prática do futebol junto das comunidades e contribuir positivamente na ocupação dos tempos livres da juventude.

Realçou ainda que consubstancia-se também na descoberta de novos talentos em volta do desporto-rei, e lamentou a não comparência da equipa do município do Chitembo, dos nove que compõem a província.

O Movimento Nacional Espontâneo, disse o responsável, constitui-se como um pilar impulsionador para a educação cívica dos cidadãos e do resgate dos valores patrióticos, no intuito de elevar a imagem do patrono da organização José Eduardo dos Santos.

Convidado a presidir ao ato de abertura, o vice-governador para área política e social do Bié, Carlos Ulombe da Silva, defendeu a necessidade das equipas manterem um espirito de "fair play" durante as competições.

Carlos Ulombe da Silva disse que o Governo do Bié, através da Direção da Juventude e Desportos, vai continuar a apoiar as ações de massificação desportivas a nível das comunidades.

O responsável destacou, por outro lado, o contributo do Movimento Nacional Espontâneo no Bié na mobilização e sensibilização dos cidadãos para aderir às atividades do Estado, mormente no resgate de valores, construção e reconstrução da província.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.