A Confederação Africana de Futebol (CAF) vai em 2016 inspeccionar o licenciamentos dos clubes angolanos, no sentido de verificar o cumprimento dos requisitos exigidos pelo órgão reitor da modalidade no continente.

A informação foi prestada na passada terça-feira, em Luanda, pelo zambiano George Kassengele, especialista da CAF, que a par do seu compatriota, Honour Tanza, e do sul-africano, Russell Paul, vão transmitir durante o seminário sobre o licenciamento de clubes conhecimentos a dirigentes angolanos sobre a organização de processo até à obtenção de licença.

O licenciamento de clubes foi criado em 1997 com o objetivo das agremiações desportivas pautarem pela transparência, assim como declararem a sua capacidade financeira no sentido de darem maior confiança aos patrocinadores. Temas como infra-estruturas desportivas, formação de atletas jovens e organização administrativa estão no centro dos trabalhos que decorrem até hoje (quarta-feira), na Galeria dos Desportos, em Luanda.
Informou também que a Federação Angolana de Futebol (FAF) deve indicar os seus representantes às competições sob a égide da Confederação Africana da modalidade (CAF) até ao próximo dia 30.

O sorteio para as duas competições continental, designadamente acesso à liga dos clubes campeões e da Taça da Confederação “Nelson Mandela”, será efetuado a 15 de dezembro.

Após este período, o Comité de Licenciamento de Clubes vai verificar toda documentação dos clubes inscritos, para dar o seu aval de poder ou não participar na prova.

A fase preliminar destas duas competições tem início previsto para fevereiro de 2016. O Recreativo do Libolo do Cuanza Sul (campeão angolano) e o FC Bravos do Maquis do Moxico (vencedor da Taça) são os representantes angolanos.