O Desportivo da Huíla foi incapaz de conservar a vantagem no resultado, ao empatar estes sábado, em Luanda, diante do Kabuscorp do Palanca, por 1-1, em jogo da sexta jornada do Girabola2015, disputado no Estádio dos Coqueiros. Num desafio pautado por maior ascendente dos huilanos, os golos foram marcados por Chiquinho e Mano Calesso, aos 23 e 64 minutos, respectivamente.

Apesar dos caseiros tomarem as rédeas iniciais da partida, com Lami a fazer bola embater na trave da baliza adversária, no minuto seis, os visitantes não se coíbem e respondem com incursões “madrugadoras”, que preocupava o oponente.

Desta, aos 10 minutos, Chiquinho remata a figura do guarda-redes Mário do Kabuscorp. Em função da pressão e atrevimento, o irreverente Chinquinho inaugura o marcador, na sequência de uma defesa incompleta do guardião palanquino ao remate de Cassinda.

Ainda, o mesmo Cassinda isola-se, mas não consegue violar as redes contrárias e o seu colega Nandinho, depois de passar por três defesas do Kabuscorp, é impedido negativamente na área, sem a intervenção do árbitro, que manda prosseguir a jogada, aos 30.

Assim, com a visível determinação dos huilanos, que não pareciam estar actuar em terreno alheio, a contenda chega ao intervalo numa vantagem mínima dos visitantes.

No reatamento, as acções eram repartidas e verifica-se a entrada do médio Patrick para o lugar de Dax, no Kabuscorp, que vê o árbitro António Dungula anular um golo de Meyong, em posição irregular. Aos 58, Firmino rende o atacante Lami do Kabuscorp, o mesmo Meyong volta repetir uma situação idêntica.

Decorridos 60 minutos, Mano Calesso iguala para a equipa luandense, num forte remate de fora da área, sem possibilidades de defesa do guarda-redes Lambito.

O avançado Cagodó substitui Nandinho, no Desportivo, e Panilson ao Daniel Mpele Mpele, no sector ofensivo do Kabuscorp. Ainda, Bruno no de Cassinda, para a formação do Lubango, aos 70.

Já nos 80 minutos, Cagodó põe a bola a embater na barra da baliza adversária e Elísio entra no posto do médio Severino, do Desportivo. Nesta toada, a formação militar, apesar de não conseguir conservar a vantagem que trazia da primeira parte, arranca um precioso empate no terreno dos vice-campeões nacionais.

Com este resultado, o Desportivo da Huíla ocupa a 13ª posição da prova, com seis pontos, enquanto que o Kabuscorp continua em segundo, com 10. O Girabola2015 é liderado pelo Interclube, com 12.