O espaço onde foi edificada a primeira fase do Projecto Olimpáfrica, no município de Viana em Luanda, vai receber obras de reabilitação, ainda este ano, com destaque para o arrelvamento do campo de futebol, colocação de pista para atletismo e cobertura da quadra para modalidades de sala.

De acordo com o secretário-geral do Comité Olímpico Angolano (COA), António Monteiro “Bambino”, o campo para a modalidade “rei” beneficiará de relva sintética, enquanto a área de atletismo terá pista de tartan.

Falando a propósito de um encontro entre o COA e jornalistas, a ter lugar sábado, no referido local, António Bambino afirmou que o espaço será totalmente iluminado, de modo a que possa receber atividades no período noturno.

“Já temos energia elétrica no local desde final de 2014 e pensamos que ainda este ano teremos o processo de iluminação concluído”, explicou o antigo nadador.

De acordo com a fonte, a segunda fase das obras, previstas para o último trimestre deste ano, contempla a construção da sede do COA, atualmente localizada no complexo da Cidadela Desportiva.

O Projecto Olimpáfrica, afeto à Solidariedade Olímpica, será transferido do município de Viana, em Luanda, para outra província do país, face ao crescimento populacional nesta área da capital, sendo potenciais candidatas Bengo e Cunene.

O Olimpáfrica é um projeto que visa dar maior dignidade às atividades desportivas em zonas remotas, cuja implementação em Angola data de 1992 e a sua primeira fase foi concluída em 2001.