A seleção nacional de Angola  já não tem hipóteses de discutir o apuramento para o Mundial de 2018. Ainda assim, a competição não deixará de contar com a participação angolana dentro das quatro linhas.

A FIFA escolheu, esta semana, dois árbitros angolanos para apitarem alguns jogos do continente africano, referentes ao apuramento para o Mundial sénior masculino, a ter lugar na Rússia, entre junho e julho de 2018.

Trata-se dos internacionais Jerson Emiliano dos Santos e José Álvaro, ambos filiados no Conselho Provincial de Árbitros de Futebol da Huíla, uma das instituições no país com mais formandos da classe.

Entretanto, Jerson Emiliano será um dos assistentes no jogo entre a Guiné Konacry e a Tunísia. Já o seu colega, José Álvaro, está confirmado para ser o quarto árbitro no jogo entre o Mali e a Costa do Marfim, agendado para o dia 6 de outubro.

Destaque para Jerson Emiliano, que foi considerado um dos melhores assistentes no Campeonato Africano das Nações (CAN 2017), decorrido no Gabão.

Além disso, no ano passado, o jovem participou também como assistente no Mundial de Clubes, no Japão, tal como no Mundial em sub-17.

O presidente do Conselho Provincial de Árbitros da Huíla, Manuel Maria, mostrou-se feliz com a escolha dos árbitros filiados na instituição. “Estaria a mentir se dissesse que não estou satisfeito. Isso vai exigir-nos maior responsabilização porque temos um nome a defender, quer a nível da província, quer do país. Estamos extremamente lisonjeados com a situação, mas ainda assim teremos que continuar a arregaçar as mangas, no sentido de mantermos os níveis que temos mostrado na arena da arbitragem”, salientou.

Embora Angola continue a crescer na arbitragem, ainda há poucas oportunidades para os árbitros nacionais em jogos internacionais.

Nos últimos dez anos, as instituições provinciais de arbitragem focaram-se na formação de novos talentos, sendo que alguns já estão a dar boas mostras nas competições nacionais e internacionais.
Atualmente, a árbitra Tânia Duarte, também do Conselho Provincial de Árbitros de Futebol da Huíla, participa na Taça Cosafa, na categoria feminina, prova que está a decorrer no Zimbabué.