O futebol português sempre foi recheado de bons jogadores angolanos desde o período de Joaquim Diniz, Vata, Abel Campos e depois Mantorras, ao tempo de Mateus Galiano, André Macanga, Wilson Eduardo e agora Gelson Dala e Fábio Abreu.

Na verdade, é sobre este último referenciado (Fábio Abreu) que actualmente também recaem as atenções na Primeira Liga Portuguesa, onde acumula já 10 golos, de entre os quais seis consecutivos.

O jogador tem sido preponderante na manobra do Moreirense e na conquista de pontos, tal como aconteceu neste domingo (8) cujo tento, marcado aos 26 minutos, catapultou a equipa ao triunfo diante do Marítimo, por 2-0, em desafio da 24.ª jornada.

O outro golo foi rubricado aos 54' por Filipe Soares, depois de uma assistência de Fábio Abreu (outra vez o angolano). A equipa ocupa agora a 8.ª posição do campeonato, com 30 pontos.

Na jornada anterior, Fábio marcou o golo do Moreirense que deu o empate diante do Sport Lisboa e Benfica (1-1), aos 67 minutos.

O atleta, de 27 anos, fez igualmente gosto ao pé em outros desafios, designadamente na vitória contra a Santa Clara, por 2-1 (marcou 1 golo, para a 22.ª ronda), na igualdade a uma bola diante do Portimonense (1 golo/21.ª ronda), no empate a um tento frente ao Vitória de Setúbal (1 golo/20.ª ronda) e na goleada de 5-1 contra o Gil Vicente (1 golo/19.ª ronda).

Ao longo da época, marcou ainda na derrota com o FC Porto, por 2-4 (1 golo/16.ª ronda), no triunfo diante do CD Aves, por 3-2 (2 golos/12.ª ronda), e rubricou na vitória contra o Gil Vicente, por 3-0 (1 golo/2.ª jornada).

Fábio Abreu, que usa preferencialmente o pé direito, iniciou-se no futebol inglês, tendo representado as formações de Becup Borough FC (2010) e Mossley AFC (2011), transferindo-se em 2012 para o Marítimo de Portugal, no escalão de sub-19.

O ponta-de-lança foi contratado pelo Moreirense em 2019 até 2022, com um valor de mercado avaliado em 700 mil euros.

De 1,82 metros, estreou-se pela seleção nacional de Angola dia 6 de setembro de 2019, no triunfo de 1-0 fora de casa diante da Gâmbia, nas qualificativas para o Campeonato do Mundo de 2022. Foi titular e evoluiu durante os 90 minutos.

Na próxima jornada, a equipa comandada por Ricardo Soares defronta o Boavista. O encontro da 25.ª ronda está marcado para dia 15, esperando-se que Fábio Abreu continue a honrar o nome de Angola e das suas estrelas que também deram cartas no futebol luso em outros tempos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.