O atleta do 1.º de Agosto, Zito Luvumbo, 16 anos, está na Inglaterra onde fará testes na academia do Manchester United, confirmou esta segunda-feira à Angop, em Luanda, fonte do clube "militar".

Após ter sido sondado, depois de observações de peritos do clube em África, o extremo direito seguiu domingo para o país europeu e ainda esta semana inicia os trabalhos no estádio de Old Trafford.

Até altura da viagem, Zito Luvumbo evoluía no escalão de júnior e em sénior - B da colectividade do RI -20.

É a primeira vez que um jogador formado na Academia 4 de Abril testa num clube desta dimensão, mas não é um caso inédito no futebol nacional.

Em 2008, durante a participação de Angola no Campeonato Africano, decorrido no Gana, o atleta Manucho Gonçalves assinou um contrato por três anos com o “gigante” da Inglaterra, tendo sido depois emprestado ao Panathinaikos da Grécia.

O jogador, formado na Escola “Flaminguinhos”, em Luanda, evoluiu em seguida em vários clubes daquele país do velho continente, com destaque para o Hull City, também da primeira divisão.

Mais tarde rumou para a Espanha, onde, entre outros, alinhou pelo Valladolid da primeira divisão local.

O segundo melhor marcador do CAN do Gana em 2008, com quatro golos, menos um que o bota de ouro, o camaronês Samuel Etoo, joga atualmente pelo Unión Esportiva Cornellà, da segunda divisão B de Espanha.