O oficial de desenvolvimento da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o marfinense Sampon Kablan, reconheceu o envolvimento do Governo angolano no desenvolvimento do setor desportivo, em particular o futebol.

Fazendo um balanço dos cinco dias de visita a Angola, o responsável afirmou-se satisfeito por constatar que o país está a fazer muita coisa positiva na formação e infra-estrutura, tendente à evolução do país.

Perspetivou poder ser Angola uma potência do futebol no continente, defendendo, para tal, a necessidade de haver melhor aproveitamento de projetos da FIFA, visto existir grande engajamento, com apoios diretos, do Governo neste sector.

"Tinha conhecimento apenas do grande potencial dos angolanos no basquetebol, mas verificamos também investimentos e aposta no futebol, principalmente na formação e infra-estruturas", disse.

Na sua opinião, apesar de algumas dificuldades, Angola está a caminhar bem, precisando aumentar os aspetos formativos e ligados à mudança de mentalidade dos intervenientes do futebol.

A passagem administrativa de Angola da Zona Sul para a Oeste de África no futebol e a implementação do projeto de formação Gol (financiado pela FIFA), versado à formação, destacam-se entre os assuntos abordados com autoridades nacionais nesta visita dedicada à análise do estado da modalidade e possibilidades de implementação de programas da sua instituição.

Sampon Kablan, também representante da FIFA para a região Oeste de África (Zona cinco), esteve em Angola na companhia do seu compatriota Bohe François. Manteve encontros com o secretário de Estado dos Desportos, Albino da Conceição, e membros da direção da FAF.

Os emissários, que hoje deixam o país, observaram ainda as instalações da Academia de Futebol de Angola (AFA), do 1º de Agosto e Interclube, a Galeria dos Desportos e o Estádio 11 de Novembro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.