O segundo lugar conquistado no campeonato mundial de futebol com muletas pela seleção angolana demonstrou, uma vez mais, a potencialidade dos angolanos na especialidade, afirmou segunda-feira, no Luena, Província do Moxico, o chefe de departamento provincial dos Desportos, Zeferino Menezes.

Em reação à inédita conquista, o especialista em desportos coletivos afirmou que o sucesso da seleção angolana se deve à "exploração completa" das suas capacidades desportivas e competitivas, além da humildade e perseverança.

Segundo afirmou Menezes, o combinado angolano começou a desenhar o sucesso no mundial passado, no qual ficou na nona posição, tendo deixado indicadores para um futuro brilhante.

"Este ano acompanhei o campeonato nacional, em que Moxico, principal fornecedor dos atletas à seleção, se sagrou campeão nacional no Cuando Cubango e dei conta que no mundial poderíamos melhorar o nono lugar", disse.

O responsável sugeriu a construção de um centro paralímpico angolano, para se dar mais espaço de treinamento e desenvolvimento das diferentes modalidades do desporto adaptado praticado no país.

No campeonato do mundo Angola somou quatro vitórias, com um total de seis golos marcados, sofrendo o mesmo número, tendo perdido apenas na jornada inaugural frente a Inglaterra (1-3) e na final, com igual resultado diante da Rússia.