O Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto, advogou neste domingo no município do Soyo, província do Zaire, a necessidade de se promover mais campeonatos internos da modalidade a nível das administrações municipais, envolvendo também a classe empresarial.

Para o responsável, que falava à imprensa no final da visita de algumas horas à cidade petrolífera do Soyo, onde presidiu ao ato de encerramento da primeira edição do campeonato municipal denominado “Gira-Petróleo”, as competições internas visariam desenvolver o futebol a nível da base.

Na ocasião, felicitou os empresários e administração municipal do Soyo pela organização com êxito desta prova.

Pedro Neto reconheceu que iniciativas deste género contribuem para a promoção da prática de futebol, assim como de talentos locais para os grandes clubes e para a seleção angolana, tendo aconselhado as demais regiões do país a seguirem o mesmo exemplo para a massificação desta modalidade.

"Deve-se dar a verdadeira atenção às equipas que demonstrarem vontade em apostar na formação de base, pois só com o apoio do governo e dos empresários é que o desenvolvimento do futebol na província e no país em geral será possível", acrescentou.

Para Pedro Neto, o futebol como uma modalidade que une o país deve merecer a atenção de todos, para atingir patamares que todos os angolanos almejam. “Não basta só dizermos que o futebol no país está mal, é preciso encontrarmos soluções que contribuam para o desenvolvimento da modalidade”, disse.

A terminar, Pedro Neto disse que a participação da seleção angolana de futebol nos apuramentos para o CHAN, CAN e o próximo mundial será abordada em breve, em conferência de imprensa, pelo selecionador angolano, Romeu Filemon, após a convocatória dos eleitos.