A equipa principal do Progresso do Sambizanga chegou, no final desta tarde, à capital do país, proveniente da cidade de Windhoek (Namíbia), onde cumpriu um estágio pré-competitivo de um mês, tendo em vista o Girabola-Zap2016 que arranca esta sexta-feira.

Segundo apurou a Angop, no Aeroporto 4 de Fevereiro, o médio congolês democrata Tussilu (ex-TP Mzabembe) apenas chega terça-feira a Angola, devido a questões familiares. Integraram a comitiva sambila mais de 30 elementos, entre jogadores e equipa técnica.

Em breves declarações à única agência noticiosa do país, o técnico Albano César considerou “super positivo e proveitoso” o estágio, a julgar pela entrega dos atletas e o saldo animador, resumido em 11 jogos: oito vitórias, três derrotas, 21 golos marcados e dez sofridos (+11).

Albano César explicou que, no âmbito do estágio, o Progresso do Sambizanga participou em três quadrangulares, obtendo merecidamente um primeiro lugar, um segundo e um quarto, e que dos três jogos perdidos um foi em campo (jogo corrido) e dois a penáltis, com equipas muito fortes.

"Estou bastante satisfeito porque o grupo deu o seu máximo, permitindo atingir os níveis desejados, avaliar os novatos e entrosar os jogadores, uma vez que 60 por cento da equipa é nova. Animicamente estão todos muito bem, o que aumenta a nossa confiança em classificarmo-nos entre os cinco primeiros", sintetizou.

Entre as vitórias destaca-se o triunfo sobre o Black África Sport (segundo classificado do campeonato namibiano), por 2-0. Com oito golos na conta pessoal, o atacante Nuno foi o melhor marcador do Progresso do Sambizanga neste estágio, em que foi o mais utilizado na sua posição.

O capitão Yano chegou a meio da preparação devido à sua presença no CHAN, enquanto Silva contraiu uma lesão que pode comprometer a sua atuação na estreia da equipa sambila no Girabola-Zap2016, domingo, diante do Porcelana do Kwanza Norte.

Participaram da referida preparação na capital namibiana os guarda-redes Titi, Bombaça e Patrick Nyemba; os defesas Lunguinha (ex-Kabuscorp), Chora, Laurence, Anastácio (ex Sagrada Esperança), Diu Massabila (ex 1º d'Agosto), Isau (ex Progresso da Lunda Sukl), Bichinho (ex Real Sambila) e Eliseu. De igual modo, os médios Gerald, Brazuca, Almeida, Tussilu (ex TP Mazembe da RDC), Totó, Avex, Celso, Pepe e Cuca, bem como os avançados Yano (c), Viete, Luís Tati (ex Sporting de Cabinda), Jecek (ex Académica do Lobito), Silva (ex ASA), Nuno, Bem-vindo (ex Bravos do Maquis), Luís Sousa e Tino.