O sorteio que colocou Angola no grupo C de apuramento a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN2015), em futebol a disputar-se no reino de Marrocos e o afastamento do Petro Atlético de Luanda da Taça da Confederação, são entre outras, as principais matérias desportivas divulgadas ao longo da semana finda.

De acordo com sorteio realizado domingo no Reino de Marrocos, a seleção angolana tem como adversários o Burkina Faso e o Gabão, enquanto o outro opositor sairá das preliminares a disputarem-se no próximo mês de agosto.

Ainda do futebol, o Petro-Atlético de Luanda não conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Taça da Confederação Africana, ao permitir um empate (2-2), com o Coton Sport dos Camarões, para a segunda-mão’ da última eliminatória no estádio 11 de Novembro, na capital angolana.

Na partida da primeira “mão”, disputada na semana passada em Garoua, os angolanos perderam por 1-2, mas necessitavam de uma vitória de, pelo menos,1-0 para atingir continuar na competição.

Da mesma modalidade, a seleção de sub-20 realizou dois jogos amigáveis em Rabat, diante da similar do Marrocos. O primeiro  perdeu por 1-0 e o segundo empatou 1-1.

No campeonato nacional da I divisão, Girabola2014, o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul isolou-se na liderança, com 23 pontos, após vencer sábado, o 1º de Agosto, por 2-1, no estádio 11 de Novembro, na principal partida da nona jornada.

Nesta ronda destaque também pela goleada de 5-0, que o Recreativo da Caála do Huambo impos no seu reduto, ao Interclube, para além da vitoria do Kabuscorp do Palanca (campeão nacional), sobre o Atlético Sport Aviação (ASA), por 1-0.

Em Basquetebol, o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul teve uma dupla vitória diante do 1º de Agosto e Petro de Luanda, por 88-85 e 105-88, respetivamente, na fase do título do BAI Basket que é disputada por quatro equipas num total de 12 jornadas.

No Xadrez, terminou a 10/a edição da Taça Cuca, conquistada pelo Grande Mestre brasileiro Alexandr Fier com 7,5 pontos, em masculinos, enquanto no sector feminino o triunfo coube a  “GM”, a belga Anna Zozuila (8,5 p), numa prova disputada de 19 a 26 de Abril, em Luanda.

Mereceu também divulgação, a indicação de Tomás Faria, para coordenar a comissão de gestão do Clube Petro-Atlético de Luanda, na sequência do falecimento do presidente de direção, Mateus de Brito.