A empresa angolana de refrigerantes, Refriango e a Federação Angolana de Futebol (FAF) apresentaram, esta quinta-feira a 3ª edição da Taça Super Cuia Palanquinhas, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.

A atividade contou com a presença dos dirigentes da Refriango, FAF, representantes do Sport Lisboa e Benfica, com destaque para o internacional angolano, Pedro Mantorras, actual embaixador do clube onde jogou vários anos.

O torneio com o objectivo de descobrir novos talentos, formar, educar, massificar e incentivar a prática do futebol em todo o país arranca no dia 7 de Março e termina no dia 15 de Agosto no Estádio dos Coqueiros.

A prova futebolística infantil contará com a participação de 352 equipas de dez províncias nomeadamente Luanda, Moxico, Lunda Sul, Lunda Norte, Kwanza Sul, Cabinda, Bengo, Benguela, Huambo e Huíla.

As equipas competirão no sistema de eliminatórias, sendo que Luanda será a única província que disputará duas eliminatórias porque tem o maior número de equipas e, no dia 14 de Março, os dois vencedores de cada eliminatória farão o jogo de apuramento a outra fase onde participarão os vencedores de cada província até encontrarem os finalistas.

Quanto aos prémios em relação ao ano passado não mudou, a equipa vencedora receberá o troféu da competição e terá direito a uma viagem para Portugal, onde fará uma semana no Centro de Estágio do Sport Lisboa e Benfica, tal como aconteceu com o vencedor da edição passada, Bravos do Maquis.

A detentora do troféu da competição conhecerá a história do clube encarnado, museu, jogadores e farão também alguns jogos amistosos, no sentido de trocarem experiências.

O Presidente da Federação Angolana de Futebol, Pedro de Morais Neto, elogiou a iniciativa da Refriango e salientou que a parceria entre os dois órgãos existente há três anos é mais social do que desportiva.

“Devemos continuar a primar pela formação dos jovens em todos os aspectos, por isso vamos continuar a atacar as bases para que no futuro tenhamos muitos bons jogadores. Agradeço também a parceria que temos com o Benfica e acredito que com esse projecto e outros que vão surgindo teremos muitos talentos no país”, disse Pedro Neto.

Por sua vez, o diretor geral do Centro de Estágio do clube encarnado, Armando Carneiro disse estar satisfeito com a parceria que considerou ser uma mais valia para os dois países, Angola e Portugal.

“É um privilégio fazer parte desse projeto, por isso sinto-me muito feliz pelo facto de o Benfica mostrar-se disponível para ter parceria com a FAF e outras instituições que praticam futebol em Angola”, frisou o responsável.