A França perdeu esta terça-feira por 2-0 com a Suécia, em jogo da última jornada do Grupo D, e vai defrontar a Espanha nos quartos de final, já que no outro jogo a Inglaterra venceu a Ucrânia por 1-0 e termina em primeiro do grupo.

A equipa de Laurent Blanc partia para este último jogo na frente do Grupo D, mas um golo espantoso de Ibrahimovic obriga os gauleses a disputarem o lugar nas meias finais com a campeã Espanha. Larsson, já no final, fechou o jogo em 2-0.

O jogo teve uma primeira parte morna. À França o empate basta para se qualificar, enquanto a Suécia, depois de duas derrotas, está já fora do Europeu. Ainda assim, foram dos escandinavos as escassas oportunidades de inaugurar o marcador.

Logo aos três minutos, bom cruzamento de Bajrami para a cabeça de Toivonen, que atirou ao lado. Na jogada seguinte, Larsson atirou à figura.
Aos 10 minutos, Toivonen ganhou no duelo com Mexes, passou bem por Lloris, mas o ângulo já estava muito fechado.

Os franceses tentaram de longe, aos 35’, por Bem Arfa, com a bola a passar muito rente à baliza sueca.

No início da segunda parte a França teve de mudar a atitude, já que Wayne Rooney, de volta depois de dois jogos de castigo, marcou para a Inglaterra. Este cenário colocava os gauleses a discutirem o jogo dos ‘quartos’ com a campeã Espanha.

No entanto, foi a Suécia que deu o pontapé certeiro e inaugurou o marcador. Aos 53’, Ibrahimovic, numa rotação perfeita na grande área, a fazer o 1-0. Pouco antes, os suecos já tinham ameaçado.

E se a França estava a precisar de vencer, era a Suécia que ficava mais perto de dilatar o resultado. Aos 56’, grande passe de Ibra, remate ao primeiro poste bem potente de Wihelmsson para grande defesa de Lloris, que na jogada seguinte, após canto, voltou a brilhar.

Sem poder desistir, os gauleses quase chegavam ao golo por Nasri, aos 64’, num ‘tiro’ que tirou tinta à baliza sueca. A equipa de Laurent Blanc imprimiu, de facto, outro ritmo ao seu jogo, mas a eficácia não completava esse esforço.

Nova tentativa aos 70’, num grande pontapé de M’Vila e Isaksson a opor-se de forma soberba.

Até ao final, mais uma grande ocasião, pelo recém entrado Giroud, que cabeceou por cima.Mas seria a Suécia a marcar, por Larsson, ao cair do pano.

Espanha e França não se defrontam em provas oficiais desde o Mundial de 2006, nos oitavos de final, em que os gauleses venceram por 3-1. Os franceses perderiam esse Mundial para a Itália.