Faltam cerca de dois meses para o final das competições internas e se há campeonatos onde o título está praticamente entregue (França, Itália), noutros a corrida está ao rubro e assim promete continuar. Portugal é um desses casos. Na luta pelo título, Benfica e FC Porto seguem empatados na liderança da I Liga, com vantagem no confronto direto para a equipa de Bruno Lage, que venceu os dois jogos contra os ‘dragões’.
Por altura da saída de Rui Vitória da Luz, no início de janeiro, os ‘encarnados’ estavam a sete pontos dos ‘azuis e brancos’, mas desde então, sob o comando de Bruno Lage, o Benfica venceu quase todos os jogos para o campeonato – nove vitórias e um empate, na receção ao Belenenses SAD (2-2) –, com destaque para o dérbi em Alvalade e o clássico no Dragão.
Em sentido inverso, esse período de tempo deu a conhecer o pior FC Porto da temporada, com o conjunto de Sérgio Conceição a perder um total de nove pontos desde o início de 2019 – três empates fora com Sporting (0-0), Vitória de Guimarães (0-0), Moreirense (1-1) e uma derrota contra o Benfica (1-2).
Contas feitas, ‘águias’ e ‘dragões’ têm neste momento o mesmo número de pontos na liderança (63), e convém não esquecer que há um SC Braga à espreita no terceiro lugar, com 58 pontos, e que ainda vai receber os dois adversários diretos.
Alemanha
Campeonato renhido como o nosso, só mesmo na Alemanha. Neste momento, Bayern Munique e Borussia Dortmund estão empatados na liderança da Bundesliga, com 60 pontos. De referir que o critério de desempate no campeonato germânico é a diferença entre os golos marcados e os sofridos, sendo que os bávaros estão em vantagem neste capítulo: 68 golos marcados e 27 sofridos; o Dortmund tem 64 golos a favor e 30 contra.
De referir que as duas equipas ainda vão medir forças no próximo dia 6 de abril, em Munique – Dortmund venceu por 3-2 na primeira volta -, jogo que promete ser decisivo no que às contas do título diz respeito. Até porque o terceiro classificado, o Leipzig, está a 11 pontos da liderança.
Tal como em Portugal, nem sempre o campeonato alemão foi tão renhido esta época. No início do mês de fevereiro, o Borussia era líder isolado da Bundesliga, com seis pontos de avanço sobre os bávaros. Porém, desde o empate caseiro frente ao Eintracht Frankfurt, a formação orientada por Lucien Favre somou mais duas igualdades e uma derrota – 2-1 em casa do Augsburgo. Já a equipa de Nico Kovac perdeu 3-1 em Leverkusen, no dia 2 de fevereiro, mas desde então só soube vencer para o campeonato. Os dados estão lançados para uma reta final emocionante.
Inglaterra
Em terras de Sua Majestade não temos liderança bicéfala, mas o campeonato está muito longe de estar decidido. Tal como na Bundesliga, prevê-se uma luta a dois entre Liverpool e Manchester City - o Tottenham, terceiro classificado, já está a 13 pontos do segundo lugar. Neste momento, os ‘reds’ lideram a Premier League com 76 pontos, mais dois que os ‘citizens’. A equipa de Pep Guardiola tem, no entanto, menos um jogo, uma vez que disputou este fim de semana os quartos de final da Taça de Inglaterra.
Tal como o FC Porto, adversário nos quartos de final da Champions, também o Liverpool chegou a ter sete pontos de diferença para o segundo classificado, mas tudo mudou desde o encontro entre ambos, no início de janeiro, que o City venceu por 2-1 no Etihad. A partir daí, o conjunto orientado por Jurgen Klopp voltou a escorregar mais quarto vezes (quatro empates), enquanto a equipa de Bernardo Silva apenas perdeu em Newcastle (2-1), conseguindo assim recuperar terreno em relação ao rival.
Em Inglaterra o critério de desempate no caso de duas ou mais equipas terem o mesmo número de pontos reside na diferença entre golos marcados e sofridos: 70 golos a favor do Liverpool e 18 contra; 79 tentos marcados e 21 sofridos no City.
Em França, Itália e Espanha já podem encomendar as faixas
No que toca às principais ligas europeias, há três países onde o campeão parece estar encontrado. Em França, por exemplo, o PSG já leva 20 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Lille, que na última jornada perdeu por 0-1 na receção ao Mónaco de Leonardo Jardim. A equipa de Thomas Tuchel ainda tem a seu favor o facto de ter um jogo a menos que os rivais, isto quando faltam nove rondas para o final da prova.
Para a posteridade fica um registo impressionante de 86 golos marcados, com Kylian Mbappé a surgir como o maior goleador da prova (26 remates certeiros), e apenas 16 sofridos. Em 28 jornadas, a equipa parisiense só perdeu uma vez – 2-1 no reduto do Lyon – e empatou outras duas.
Em Itália, Cristiano Ronaldo está cada vez mais perto de festejar o seu primeiro título na Serie A. A dez jornadas do fim, a Juventus lidera com 15 pontos de vantagem sobre o Nápoles, segundo classificado, tendo ainda 22 pontos de diferença para o Inter Milão. Curiosamente, a única derrota da ‘Vecchia Signora’ para o campeonato aconteceu precisamente no último fim de semana – 2-0 em casa do Génova - num jogo em que o português não marcou presença. Tem ainda três empates no currículo.
A equipa de Turim é, igualmente, detentora do melhor ataque do campeonato – 59 golos marcados, 19 dos quais assinados por CR7 – bem como da melhor defesa, com 19 tentos encaixados.
Mesmo não tendo um fosso tão grande como as equipas anteriores, só uma hecatombe afastará o Barcelona de revalidar o título em Espanha. Depois de uma exibição memorável de Lionel Messi no Benito Villamarín, os catalães aumentaram para dez pontos a vantagem sobre o Atlético Madrid, beneficiando da derrota dos ‘colchoneros’ no último fim de semana em Bilbau. A fechar o pódio, com menos 12 pontos, está o Real Madrid.
Com duas derrotas e seis empates em toda a temporada, o Barcelona apresenta ainda um total de 73 golos marcados e 27 sofridos. Lionel Messi lidera a lista de melhores marcadores, com 29 remates certeiros, seguido de outro ‘blaugrana’, Luis Suárez, com 18.
Comentários